book_icon

App elimina desperdício com tecnologia disruptiva

Aplicativo abriu espaço na cadeia do varejo criando uma nova forma de consumo consciente

App elimina desperdício com tecnologia disruptiva

Combater o desperdício de alimentos e cosméticos com tecnologia. Mudar um comportamento de consumo a partir de uma experiência digital econômica, segura e descomplicada. Transformar um ciclo de produção de lixo e resíduos em uma prática sustentável que agrega valor às marcas e estabelecimentos comerciais. Tudo isso pode parecer distante em um país que joga fora 41 mil toneladas de comida diariamente. Mas, para os empresários Luciano Kleiman (ex-CEO da Grand Cru e com passagens pela Adidas e Birkenstock),  Daniel Neuman (fundador da The Gourmet Tea) e Hyung Jun Kim (assíduo em startups da venture capital alemã Rocket Internet) esse é um desafio disruptivo que ganha força a cada dia com o b4waste.

E nosso app garante automaticamente segurança de consumo de itens dentro dos seus prazos de validade, retirando-os da plataforma na data limite para consumo  

A solução é bem simples: b4waste é um aplicativo que une os estabelecimentos que precisam encontrar um destino para produtos próximos da sua data de vencimento, e o consumidor, que vai comprar de forma sustentável marcas de prestígio com descontos de, no mínimo, 50%. O app é totalmente gratuito.

O ciclo da venda pelo b4waste começa no varejo. Cada empresa – empórios, supermercados, restaurantes e marcas de cosméticos – tem um índice de perda dos produtos que ultrapassam a validade. Os estabelecimentos indicam quais produtos estão com o prazo se esgotando – entre os extremamente perecíveis e itens que possuem prazos maiores. A atualização da lista de itens é feita diariamente e o consumidor pode optar por receber alertas quando um novo produto entra no sistema.
Em pouco tempo de uso, os varejistas geram um caixa até então inexistente, além de atrair novos clientes para os seus pontos de venda, agora com apelo e atitude sustentável. O ciclo é virtuoso. “Um varejista pode transformar suas perdas em receita utilizando o app.  Para uma rede de supermercados, a economia pode superar a casa dos milhões”, comenta Daniel Neuman.

Para o consumidor, “é uma oportunidade de gastar menos por produtos em perfeito estado, de excelentes marcas, com uma compra centralizada em apenas um app, contribuindo para a conservação do planeta e acelerando a cadeia produtiva de empreendedores locais”, diz Luciano Kleiman. “E nosso app garante automaticamente segurança de consumo de itens dentro dos seus prazos de validade, retirando-os da plataforma na data limite para consumo”, completa.

Para dar início ao projeto, os sócios realizaram um investimento de R$ 1 milhão destinado à parte de tecnologia, marketing e desenvolvimento comercial. A expectativa dos sócios é investir mais R$ 3 milhões nos próximos dois anos.

O b4waste já conta com a parceria do Mambo, Emporium São Paulo, Natural da Terra, Kopenhagen, Carole Crema, Ofner, Kop, Dengo, Mr. Baker, Santo Grão, Um Coffe Co., Empório Frutaria, L´Occitane, Julice, entre outros. A expectativa dos empresários é atrair novas macas e aprofundar a operação para escalar número de lojas das redes que já estão no app.

Com o b4waste a cultura do desperdício se converte em nova fonte de receita entre varejistas. Essa solução disruptiva e sustentável ganha força e muda a atitude dos consumidores para uma prática sustentável e econômica em sintonia com as cadeias produtivas mais importantes do planeta.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.