book_icon

Tecnologia facilita operação de fretes no Brasil

TruggHub coordena o relacionamento entre embarcadores e transportadores, focando na distribuição de cargas fracionadas pesadas e proporcionando aproveitamento de espaços ociosos em caminhões

Tecnologia facilita operação de fretes no Brasil

Uma startup recém-chegada ao mercado tem se destacado pela inovação e diferencial com que auxilia a cadeia logística nacional, oportunizando a quem compra pela internet receber seus produtos de um modo rápido, eficiente e com preços de fretes extremamente competitivos.

Trata-se da TruggHub, constituída como um marketplace que une empresas e transportadoras na logística de cargas acima de 100 quilos, como autopeças, materiais de construção e móveis.

A solução tecnológica da logtech viabiliza cotações e leilões-relâmpagos (“flash-bids”), proporcionando o compartilhamento de espaços ociosos em caminhões, por preços diferenciados. Isso se dá tanto pelo complemento de cargas quanto pelo aproveitamento dos fretes de retorno.

Toda a operação é controlada pela plataforma – desde a emissão dos documentos fiscais à coleta e monitoramento do processo de entrega, incluindo averbação de seguros e gerenciamento de risco  

Desde que lançou seu serviço em fevereiro de 2020, a startup já movimentou mais de R$ 21 milhões em mercadorias transportadas. Nesse período cresceu 500% em faturamento, apresentando mais de 24 mil propostas para as transportadoras cadastradas e recebendo 6,4 mil ofertas de frete dos embarcadores.

Segundo Alexandre Coelho, CEO da TruggHub, o processo de integração de dados diretamente com os sistemas de gestão das transportadoras (TMS) tem proporcionado ganhos adicionais no caminho da transformação digital da logística. Isso é possível porque o embarcador passa a dispor de informações consolidadas de sua operação de transporte em um único ponto de contato, que se comporta como uma camada digital de orquestração das operações.

“Toda a operação é controlada pela plataforma – desde a emissão dos documentos fiscais à coleta e monitoramento do processo de entrega, incluindo averbação de seguros e gerenciamento de risco”, destaca o executivo.

PRÓXIMOS PASSOS
A TruggHub conta, atualmente, com mais de 60 mil veículos cadastrados em sua base. Entre os clientes da startup estão subsidiárias da Coca-Cola Femsa, Casa & Construção, Cimentos Votorantim, Ediouro e Tupperware. “Estamos realizando entregas em todo o território nacional. É um trabalho de coordenação que traz redução de custos, segurança e maior agilidade na gestão da cadeia de suprimentos”, salienta o CEO.

Os fundadores da TruggHub já estão pensando nos próximos passos para a aceleração do crescimento, a partir do aporte recentemente conquistado junto ao Grupo Randon, que investiu na startup através do seu braço de corporate venture, a Randon Ventures. O valor investido será aplicado em novas funcionalidades da plataforma para o mercado de e-commerce de produtos pesados, envolvendo o conceito de mini-hubs com a utilização de smart lockers, algoritmos de inteligência artificial para montagem de cargas e predição de preços, e, também, entregas roteirizadas com veículos elétricos, visando reduzir o impacto ambiental da logística e aumentar o compliance com práticas de ESG (Environmental, Social and Governance).

“Nossa estratégia, desde o início, foi a de criar um modelo de negócio altamente escalável e manter um processo constante de captação de investimentos para sustentar o crescimento acelerado”, comenta Alexandre Coelho. “Essa é a segunda rodada de investimentos pela qual passamos, pois nosso plano sempre foi este: crescer forte e rápido”, assinala.


Da esq. para a dir, sentados, os sócios Jeferson Zimmermann e Daniel Weimer e, em pé, Alexandre Coelho e Adriano Buzetti. Sócios da TruggHub

Serviço
www.trugghub.com

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.