Em São Paulo, desde dezembro a educação é considerada como atividade essencial – seja por uma necessidade logística, como os pais que trabalham em serviços presenciais ou referente às dificuldades de aprendizado e saúde mental dos alunos após quase um ano de estudos em casa. As aulas presenciais obedecem aos protocolos de saúde que agregam novos elementos à rotina escolar, como a aferição de temperatura, uso de máscaras e álcool em gel. No Colégio Renascença, as novas etapas foram automatizadas e são realizadas de maneira inteligente e segura.
A medição de temperatura, obrigatória para a entrada de alunos e colaboradores, é aferida pelo Self Checking, terminal de autoatendimento da Teleinfo Soluções que confere a temperatura dos alunos e colaboradores pelo pulso – o que é mais assertivo – e só libera a entrada após a verificação do uso de máscaras. Toda a operação demora cerca de 0,2 segundos e o totem pode atender até 30 pessoas por minuto – evitando possíveis filas na entrada e dispensando a exposição de recepcionistas e professores na recepção, mas sem abrir mão da segurança.
“Com o retorno dos alunos e colaboradores ao Colégio, precisamos contar com um equipamento confiável para aferir a temperatura de todos que entram, a fim de garantir que ninguém acesse o Colégio caso tenha febre. As nossas enfermeiras não conseguiriam atender todo o volume de alunos e colaboradores de forma rápida o suficiente para evitar a aproximação de pessoas durante a espera, portanto o autoatendimento auxilia nesse processo de verificar a temperatura em dois segundos, evitando aglomerações”, explica João Carlos Martins, diretor-geral do Colégio Renascença.
O totem instalado na sede do Renascença, na Barra Funda, realiza a medição da temperatura através de um sensor termoelétrico infravermelho enquanto identifica se o usuário está usando máscara. Em caso negativo, a solução reproduz um alerta de voz para solicitar que o acessório seja colocado. “O uso é absolutamente intuitivo e a aceitação por parte dos alunos e colaboradores foi muito boa. Após utilizarem apenas uma vez, já integraram a checagem à rotina de maneira muito natural”, ressalta.
Maturidade Digital para Educação
Com a vantagem de não necessitar contato físico e de possuir tamanho compacto e fácil instalação, o terminal de autoatendimento e checagem atende às novas demandas que surgiram com a pandemia. Contudo, houve a preocupação de entender como a solução poderia se integrar à rotina da sede de 18 mil m² do Colégio Renascença. Nesse sentido, a equipe da Teleinfo Soluções, responsável pela tecnologia, tranquilizou a instituição ao ressaltar que o sistema pode funcionar parcialmente, apenas com a medição da temperatura ou somente com o reconhecimento facial, se adaptando a diversas funções e demandas.
“A tecnologia à prova de futuro garante o uso da solução mesmo pós-pandemia. O terminal possui recursos técnicos biométricos para o Reconhecimento Facial, que pode ser integrado a um sistema de controle de acesso mediante estudo, tem a função de vídeo porteiro com comunicação bidirecional de áudio e vídeo com a opção da abertura remota da porta controlada e também pode sem integrado a sistemas de CFTV via protocolo ONVIF, tornando-se uma câmera de segurança gravando remotamente os acessos”, diz Luciana Cartocci, diretora- executiva da Teleinfo.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo