A pandemia de Covid-19 acelerou o ritmo de adoção da Inteligência Artificial (IA), mas muitos dizem que está indo muito rápido, de acordo com uma nova pesquisa da KPMG. Apesar das preocupações sobre a velocidade de adoção, os líderes de negócios estão confiantes de que essa tecnologia pode ajudar a resolver alguns dos desafios mais difíceis de hoje.
De acordo com o estudo Thriving in an AI World (Prosperando em um Mundo de IA), um grande número de líderes de negócios de diversas indústrias dizem que a IA é pelo menos moderadamente funcional em suas organizações, entre elas manufatura industrial (93%), serviços financeiros (84%), tecnologia (83%), varejo (81%), ciências da vida (77%), saúde (67%) e governo (61%). Além disso, vários setores viram um aumento significativo em relação ao relatório do ano passado: serviços financeiros (aumento de 37 pontos percentuais), setor de varejo (aumento de 29 pontos percentuais) e setor de tecnologia (aumento de 20 pontos percentuais).
“Os líderes estão dizendo que a adoção de IA disparou como resultado da pandemia, mas dizem que está indo rápido demais. Isso provavelmente se deve ao debate atual em torno da ética, governança e regulamentação da IA. Muitos líderes empresariais não têm uma visão do que suas organizações estão fazendo para controlar e governar a IA e podem temer os riscos que estão se desenvolvendo”, disse Traci Gusher, diretora de Inteligência Artificial da KPMG.
Especificamente, metade dos líderes de negócios em manufatura industrial (55%), varejo e tecnologia (49% cada) dizem que a IA está se movendo mais rápido do que deveria em seu setor. As preocupações sobre a velocidade de adoção de IA são particularmente pronunciadas entre pequenas empresas (63%), líderes de negócios com alto conhecimento de IA (51%) e líderes de negócios Geração Z e Millennial (51%).
Os líderes empresariais de pequenas (88%) e grandes (80%) empresas dizem que a tecnologia de IA ajudou sua empresa durante o surto da Covid-19. À medida que a pandemia continua, os líderes empresariais de ciências da vida e saúde estão extremamente confiantes na capacidade de a IA monitorar a disseminação de casos (94% e 91%), ajudar no desenvolvimento de vacinas (90% e 94%) e distribuição (90% e 88%), respectivamente.
Além da pandemia, os líderes empresariais estão confiantes na capacidade da IA de resolver os principais problemas do setor. Os líderes de negócios de serviços financeiros entrevistados estão confiantes na capacidade de detectar fraudes (93%), superior ao relatório do ano passado (85%). E os tomadores de decisão do governo pesquisados estão confiantes na capacidade da IA de melhorar a eficiência burocrática (79%).
Os líderes empresariais estão cientes de que controles são necessários e acreditam que o governo tem um papel a desempenhar na regulamentação da tecnologia de IA: manufatura industrial (94%), varejo (87%), serviços financeiros (86%), ciências biológicas (86%), tecnologia (86%), saúde (84%) e governo (82%). Os líderes de negócios com alto conhecimento de IA (92%) são mais propensos a dizer que o governo deve estar envolvido na regulamentação da tecnologia de IA em comparação com o total de líderes de negócios (87%).
“Estamos vendo níveis muito altos de suporte este ano em todos os setores para mais regulamentação de IA. Uma razão para isso pode ser que, como a tecnologia avança muito rapidamente, os insiders querem evitar que a IA se torne o ‘Velho Oeste Selvagem’. Além disso, um ambiente regulatório mais robusto pode ajudar a facilitar o comércio. Pode ajudar a remover barreiras não intencionais que podem ser o resultado de outras leis ou regulamentos, ou devido à falta de maturidade dos padrões legais e técnicos”, disse Rob Dwyer, diretor consultivo da KPMG, especializado em tecnologia para o governo.
O estudo Thriving in an AI World, da KPMG, é uma evolução de outro estudo originalmente lançado no início de 2020. As descobertas são baseadas no feedback de uma gama de 950 tomadores de decisão de negócios em tempo integral e/ou tomadores de decisão de TI com pelo menos uma quantidade moderada de conhecimento de IA e em empresas com mais de US$ 1 bilhão em receita. A pesquisa online foi realizada entre 3 e 16 de janeiro de 2021.
Serviço
kpmg.us
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo