Um novo estudo do IBM Institute for Business Value (IBV) revelou que um em cada quatro consumidores pesquisados globalmente planeja mudar de empregador em 2021. Mesmo com a economia global tendo uma perda equivalente a 255 milhões de empregos em tempo integral em 2020*, o estudo mostra que as mudanças voluntárias de trabalho e o desenvolvimento de habilidades continuam sendo uma prioridade no mercado de trabalho atual, já que os funcionários podem estar buscando mudanças de carreira devido a interrupções causadas pela pandemia Covid-19.
O estudo com mais de 14.000 adultos em todo o mundo também mostrou que muitos daqueles que fizeram mudanças de emprego voluntariamente em 2020 podem mudar novamente em 2021 por muitos dos mesmos motivos. As descobertas no Brasil incluíram:
No Brasil, 1 em cada 10 pessoas que responderam à pesquisa deixou o emprego voluntariamente no ano passado durante a pandemia. Os principais motivos pelos quais os entrevistados decidiram pedir demissão foram:
29% precisavam de mais flexibilidade de horário ou de local de trabalho (por exemplo, capacidade de trabalhar remotamente para lidar com as demandas da família);
26% buscavam mais benefícios e suporte para seu bem-estar;
23% disseram que não tinham boas perspectivas de progressão na carreira ou segurança no emprego;
31% dos brasileiros pesquisados disseram que planejam mudar de emprego em 2021. As razões mais comuns são para buscar de aumento salarial ou promoção (33%), mais benefícios e suporte para seu bem-estar (29%), para mudar de profissão (27%) ou ter um trabalho com mais propósito e significado (25%); 23% disseram que estava enfrentando um burn out (esgotamento mental).
Os empregadores continuam a enfrentar desafios para atrair, reter e envolver candidatos e funcionários, especialmente da Geração Z e da Geração Y, diz Kelly Ribeiro, Líder de Talento e Transformação da IBM para a América Latina. “A boa notícia é que tenho visto experiências de sucesso em empresas da América Latina que estão adotando uma abordagem analítica e baseada em dados com IA para enfrentar esse desafio e também para entender, personalizar e antecipar melhor as necessidades dos funcionários”, completa.
Os funcionários valorizam oportunidades de carreira e a ética e os valores das empresas
No Brasil, 52% dos consumidores pesquisados disseram que para engajar os funcionários é preciso gerar oportunidades de desenvolvimento e ascensão na carreira. Quase a mesma porcentagem acredita que a ética e os valores da empresa (51%) também são um atributo chave. A remuneração e benefícios competitivos (46%) bem como o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal/flexibilidade (44%) também foram mencionados como prioridades.
Existe uma lacuna de percepção entre empregadores e funcionários sobre suas habilidades
De acordo com um estudo do IBV de 2019 sobre o gap global de habilidades, 45% das organizações pesquisadas indicaram que não conseguem encontrar as habilidades de que precisam. Mas a recente pesquisa de consumidor do IBV divulgada hoje mostrou confiança por parte dos trabalhadores: 87% dos profissionais acreditam que já possuem as habilidades necessárias para cumprir suas metas de emprego para 2021. Apesar dessa confiança, a maioria dos funcionários continua planejando medidas para melhorar suas habilidades para o futuro.
58% dos pesquisados no Brasil afirmaram que pretendem fazer cursos de educação continuada online;
36% dos consumidores entrevistados planejam fazer cursos presenciais;
35% querem participar de programas de shadowing profissional.
IBM expande sua plataforma de aprendizagem online gratuita SkillsBuild
Para ajudar os indivíduos a desenvolver habilidades para o futuro, a IBM está lançando o SkillsBuild, uma plataforma de aprendizagem online gratuita e aberta que visa capacitar os candidatos a empregos com preparação profissional para habilidades técnicas e de trabalho. Seus principais diferenciais incluem um amplo portfólio de cursos interativos em vários idiomas, ferramentas de treinamento pessoal, oportunidade de desenvolver projetos de construção de portfólio e ganhar credenciais para mostrar suas habilidades a empregadores em potencial.
Os alunos que acessam a plataforma podem realizar uma autoavaliação de seus interesses e aptidões no emprego, o que os ajuda a identificar e se conectar com uma jornada de aprendizagem adaptada ao seu perfil profissional. As possibilidades de aprendizagem e certificações que eles podem obter abrangem áreas como segurança cibernética, análise de dados, atendimento ao cliente, habilidades de carreira e as bases pra se candidatar a vagas de empregos, entre outras. Alguns dos parceiros de conteúdo da IBM incluem Fortinet e Red Hat.
A pandemia do Covid-19, combinada com o rápido desenvolvimento tecnológico, está mudando profundamente o local de trabalho. Ao mesmo tempo, as empresas buscam cada vez mais talentos fortes e diversificados”, disse Justina Nixon-Saintil, vice-presidente da IBM e chefe global de responsabilidade social corporativa. “O IBM SkillsBuild oferece aos aspirantes a profissionais um poderoso conjunto de recursos gratuitos para ajudá-los a cultivar carreiras significativas das quais possam se orgulhar.
Metodologia do estudo
Para entender melhor os planos e motivações dos consumidores para deixar ou ficar com seus empregadores e investir em seu próprio desenvolvimento profissional, a IBM entrevistou mais de 14.000 adultos em janeiro de 2021 em 9 países: Brasil, Canadá, China, Alemanha, Índia, México, Espanha, o Reino Unido e os Estados Unidos. O estudo completo está disponível em: https://www.ibm.com/thought-leadership/institute-business-value/report/employee-expectations-2021
* Segundo a Organização Internacional do Trabalho, em 2020, foram perdidas 8,8% das horas de trabalho globais em relação ao quarto trimestre de 2019, o equivalente a 255 milhões de empregos de tempo integral.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo