book_icon

Econocom acelera os processos da Aditum com plataforma de monitoração Datadog

Fintech que em 2020 conquistou um grande crescimento em processamento de transações financeiras utiliza a solução Datadog - implementada com apoio da consultoria em inovação digital Econocom - para ganhar visibilidade sobre seu ambiente, identificar a origem de incidentes e garantir o cumprimento dos SLAs acordados com clientes

O “open banking”, pagamentos instantâneos, a difusão das máquinas POS e o recente PIX abriram um leque de possibilidades de pagamento, ampliando a demanda por sistemas que consolidem milhares de transações. É nesse contexto que atua a fintech Aditum, empresa criada em 2018 para automatizar e centralizar transações financeiras realizadas através de bancos e adquirentes em s diversas bandeiras de cartão de crédito e débito. A Aditum oferece serviços de backoffice, realizando a conciliação e consolidação das transações sem que o cliente tenha que montar uma estrutura específica para essa operação. Em 2020 a empresa conquistou um crescimento expressivo no processamento diário de transações financeiras para seus clientes.

A Aditum atende software houses de automação comercial que desejam fazer uma oferta completa e inovadora de serviços de pagamento aos seus clientes a partir de seus próprios sistemas  

A Aditum atende software houses de automação comercial que desejam fazer uma oferta completa e inovadora de serviços de pagamento aos seus clientes a partir de seus próprios sistemas. A meta é garantir que o consumidor final tenha uma melhor experiência de pagamento qualquer que seja o meio: cartão físico, QR Code, carteira digital ou comércio eletrônico. Para isso, a plataforma Aditum é facilmente integrada por meio de APIs (Application Programing Interface) com os sistemas de gestão de seus clientes. A oferta Aditum está conectada com os principais adquirente e bancos do País.

“Nossa missão é oferecer uma plataforma eficiente e fácil de integrar que adicione segurança, eficiência e alta disponibilidade a todas as principais formas de pagamento – isso é feito por meio de uma conciliação transparente, estruturada e robusta”, explica Marcelo Rodrigues da Silva, CEO e founder da Aditum.

A partir de uma parceria com o SafraPay, sistema POS do Banco Safra, a Aditum passou a ser responsável pela plataforma de gateway online, link de pagamento, recorrência, TEF e POS e conciliação de pagamentos. Nesse contexto, era fundamental contar com soluções de monitoração que colaborassem para que a Aditum atingisse o SLA acordado com o cliente.

Para resolver esse desafio, a Aditum contratou os serviços de inovação digital da Econocom. A empresa adotou uma abordagem consultiva para entender os negócios da Aditum e, a partir daí, desenhar uma solução sob medida para esse ambiente.

“O time Econocom tem experiência nas demandas digitais do mercado financeiro e soube propor uma solução sob medida para nossos desafios, nos auxiliando no projeto e implementação da plataforma de monitoramento de infraestrutura Datadog”, explica Silva, da Aditum. Esse software monitora o ambiente utilizando sensores para realizar medições sobre a disponibilidade e a performance de diversos elementos do ambiente tecnológico da Aditum. “O Datadog colabora para a elevação dos níveis de serviços (SLA) e gera KPIs que nos ajudam a rever processos em busca da melhoria contínua dos serviços que entregamos aos nossos clientes”, diz Silva. A escolha da solução Datadog foi feita após uma POC realizada no Labs da Econocom, de forma a simular o comportamento do Datadog no ambiente e nos processos de negócios da Aditum.

Solução monitora transações e auxilia no atendimento ao SLA
O desafio de rastrear transações financeiras está sendo vencido com auxílio do Datadog, solução que permite a visualização e o acompanhamento dos processos da Aditum, destaca Silva. O software monitora o tempo de cada transação – que não pode exceder 300 milissegundos –, apontando os gargalos e se a falha está na aplicação ou na infraestrutura. “Esse projeto está estreitamente ligado à continuidade dos processos da Aditum e, por conseguinte, à qualidade do serviço oferecido pela empresa a seus clientes”, afirma Rodrigo Bocchi, CEO da Econocom Brasil. “A meta é acompanhar todo o processamento de dados da Aditum e, a partir daí, gerar informações que auxiliem o time da Aditum a acelerar a restauração de transações. Isso tem de ser feito em tempo hábil para garantir a operação financeira”.

O Datadog acompanha o tempo das transações desde a passagem do cartão pela máquina até a autorização final, fundamental para a operação do Safra, onde qualquer demora significa perda financeira. A ferramenta monitora o ambiente 24×7 para que o sistema esteja disponível 99,9% do tempo, rastreando a camada de aplicação, banco de dados e processamento de máquina. Oferecendo visibilidade de 360 graus, a plataforma Datadog sinaliza onde está o risco e trata os incidentes para baixar o tempo de resposta do sistema.

Antes da implementação do Datadog não era possível identificar a origem dos incidentes. A baixa performance de uma aplicação era observada, sem que os gestores da Aditum pudessem apontar com clareza a causa da falha. A cada incidente, era necessário analisar os logs gerados pelas transações financeiras e fazer a leitura das entradas de eventos de forma quase manual. “A plataforma Datadog reduziu nosso custo operacional e proporcionou um retorno sobre o investimento em poucos meses”, resume Silva.

 

Aditum

Econocom

Marcelo Rodrigues da Silva

Open Banking

PIX

plataforma de monitoração Datadog

Rodrigo Bocchi

SLA

Comentários

  1. ROSANO MORAES

    Modelo de negócio de alta criticidade necessita de elementos que tragam dados da Infra-estrutura, das aplicações e dados sistêmicos que somente se econtram nas logs das aplicações, trabalhando de forma integrada no acompanhamento do ambiente e se desempenho.

    A Econocom usando a tecnologis Datadog suporta a disponibilidade das estruturas Aditum com grande qualidade.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

TECNOLOGIA

A um clique das melhores tecnologias

Leia nessa edição sobre carreira

CUSTOMER EXPERIENCE

Cliente no centro de tudo

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Serviços de impressão turbinados

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

Cabeça de papel sobrevive no mundo digital

Maio| 2021 | #46 - Acesse:

Infor Channel Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento
evento Launch Meeting: Synnex Westcon & ZOOM.
Webinar
Brand do Evento
Icon Calendar

20/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

Launch Meeting: Synnex Westcon & ZOOM.

Participe deste Webinar e conheça o portfólio e programa de canais ZOOM e as vantagens e diferenciais SYNNEX.

Acesse o site do Evento
evento Desafios do ICMS
Palestra
Brand do Evento
Icon Calendar

17/05/2021

Icon Calendar

Fortaleza / CE

Desafios do ICMS

André Mendes Moreira, sócio do SCMD, participa de live realizada pelo pelo IBET em parceria com a SEFAZ do Ceará.

Acesse o site do Evento
evento PRÊMIO EXCELÊNCIA EM DISTRIBUIÇÃO
Premiação
Brand do Evento
Icon Calendar

20/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

PRÊMIO EXCELÊNCIA EM DISTRIBUIÇÃO

Prêmio estimula o setor e identifica qualidade das operações na visão dos parceiros

Acesse o site do Evento