book_icon

Programa educacional da Oracle celebra um ano com novas parcerias

Oracle Next Education alcança mais de 3500 alunos matriculados e planeja expansão para América Latina
Programa educacional da Oracle celebra um ano com novas parcerias

Celebrando um ano de conquistas, o Oracle Next Education (ONE), programa educacional da Oracle, que tem como objetivo aproximar a tecnologia de pessoas de regiões periféricas e escolas públicas e as conectar ao mercado de trabalho na área de TI, finaliza o ano com 5 mil vagas, sendo 4 mil delas já preenchidas e mais 1.000 vagas abertas para todo o Brasil e planejando expandir a iniciativa para além das fronteiras nacionais, chegando a outros países da América Latina.

O ONE teve início poucos meses antes da pandemia e, diante do novo cenário, que trouxe a necessidade de adaptação ao EAD e o curso projetado 100% online, veio ao encontro desse momento de todos estarem em casa se cuidando  

E não para por aí, além dessa expansão, o ONE terá mais uma trilha, que poderá ser realizada pelos alunos. Pensando nas exigências do mercado, a disciplina abordará como utilizar o LinkedIN de forma estratégica e que contribua para potencializar a carreira dos estudantes. Outro ponto de destaque, que deve atrair a atenção dos inscritos, são as parcerias. Atualmente, o projeto conta com 15 empresas (Gerdau, Bayer, Easynvest, Zup, ViaVarejo, 99 Empresas, Tramontina, Raízen, Carambola, MRV, sky.one, Grupo Fleury, St Marche, Paschoalotto, Grupo Nexxees), que abraçaram o programa e estão abertos para os novos talentos. “Sempre imaginei que um programa de formação de profissionais não deveria ser meramente acadêmico. Como uma grande empresa, podemos ir além. Formar e direcionar esses profissionais para que busquem uma posição no nosso ecossistema de clientes e parceiros. E é isso que o ONE se propõe a fazer. Por isso, tenho muito orgulho dessas parcerias. São elas que permitem alavancar o impacto e “empoderar” cada vez mais pessoas por meio da tecnologia, fortalecendo o pilar de empregabilidade do programa”, conta Rodrigo Galvão, CEO da Oracle Brasil.

O projeto foi lançado com 3 mil vagas e, posteriormente, por meio de parcerias, ampliou esse número para 5 mil, sendo essa segunda fase destinada apenas para jovens das instituições Gerando Falcões, Instituto PROA, Meu Futuro Digital, Soul Bilíngue, Meninas Negras, Oi Futuro, Cloud Girls, Labora e CIEE. Além dessas parcerias, outro ponto que não deve deixar de ser citado é o projeto piloto Sêniores Digitais – o Oracle Next Education (ONE) voltado para pessoas acima de 50 anos. “O ONE já era um sucesso, mas quando lançamos o Sêniores Digitais foi uma alegria imensa, a procura foi tão grande que as vagas ficaram esgotadas em pouquíssimos dias”, conta Gabriel Vallejo, VP de marketing da Oracle.

O ONE teve início poucos meses antes da pandemia e, diante do novo cenário, que trouxe a necessidade de adaptação ao EAD e o curso projetado 100% online, veio ao encontro desse momento de todos estarem em casa se cuidando. O mercado está reaquecendo e, com isso, novos formatos de processos seletivos e de trabalho vieram diante do contexto mundial. Os alunos estão cada vez mais preparados para essa realidade, tanto pelo formato do curso, como também pelos conteúdos oferecidos que contribuem para o desenvolvimento de soft skills, muito necessárias para as mudanças e adaptações aos novos formatos. “É muito gratificante ver um programa que, iniciou praticamente no início da pandemia, ter alunos que toparam esse desafio e conseguiram fazer as formações no período proposto. Em outubro, finalizou o prazo para os primeiros alunos terminarem as trilhas e, mesmo diante de tantas adversidades do contexto vivido, muitos dos estudantes conseguiram colocação no mercado de trabalho”, diz Gabriel.

É o caso da aluna, Júlia Santos, baiana, mulher negra, filha de pai ambulante e mãe doméstica, Júlia é a primeira geração da família a ingressar no ensino superior. Estudante de Sistemas da Informação, ela terminou toda a grade do ONE e se candidatou à uma vaga de estágio na Bayer. Foi a única mulher entre os 10 candidatos que concorriam a apenas três vagas – e conseguiu passar com sucesso. “Eu já fazia faculdade de sistema da informação e trabalhava com banco de dados, mas foi o ONE que me deu a oportunidade de estagiar em uma das maiores multinacionais do mundo. Como uma mulher negra, retirante e nordestina nunca imaginei poder estar onde estou hoje, mas o programa me proporcionou isso”, conta Júlia, ex aluna do ONE.

Allan Santos também é um dos talentos que conquistou uma oportunidade no mercado de trabalho. Com 24 anos e vindo da periferia de São Paulo, o jovem sempre se interessou por tecnologia. Ele se dedicou em terminar todas as trilhas antes do prazo máximo de duração do curso (seis meses) e se candidatou ao Generation Oracle (GenO), programa de estágio da Oracle. Sempre muito dedicado, Allan passou por todas etapas do processo e hoje faz parte do time de estagiários e também contribui como voluntário com o projeto ONE para pensar em formas de os alunos terem uma experiência ainda melhor durante essa jornada.

“Histórias como a da Júlia e do Allan, nos impulsionam a fazer muito mais. Queremos atingir o maior número possível pessoas e ajudar a mudar a realidade dos muitos jovens que sonham em fazer uma faculdade ou até um curso profissionalizante na área, mas não tem condições para tal”, afirma Rodrigo Galvão, CEO da Oracle no Brasil.

Segundo um levantamento da Brasscom, realizado em 2020, enquanto o número de empregos no país caiu 2,3% entre janeiro e julho, em comparação com o mesmo período de 2019, as vagas de tecnologia aumentaram em 1,18%, ou em 14 mil postos de trabalho. Ao todo, o segmento acumula um total de 1,56 milhão de vagas e movimenta R$ 494 milhões por ano, representando 6,8% do PIB brasileiro. Mas ainda enfrenta um problema sério: o déficit de mão de obra qualificada que pode chegar a 24 mil funcionários por ano até 2024, ainda conforme as estimativas da associação, e o ONE vem mostrando ser um fio-condutor para que talentos se capacitem e alcancem uma dessas milhares de vagas abertas.

O curso é totalmente online, e aborda disciplinas como Lógica de Programação, Frond-End, Linguagem Java e soft skills (empreendedorismo, criatividade e inteligência emocional), além de capacitar e conectar os alunos a inúmeras empresas parceiras interessadas em recrutar esses novos talentos.

Saiba como aproveitar as novas vagas disponíveis, acesse: https://www.oracle.com/one

A Cloud Oracle oferece um conjunto completo de aplicativos integrados para vendas, serviços, marketing, recursos humanos, finanças, cadeia de suprimentos e indústria, além de dispor de infraestrutura altamente automatizada e segura de segunda geração, com o Banco de Dados Autônomo da Oracle.

Serviço
oracle.com

 

Allan Santos

Gabriel Vallejo

Julia Santos

Oracle Next Education - ONE

Rodrigo Galvão

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | GESTÃO

A doce ditadura da Governança de Dados

Leia nessa edição sobre carreira

CARREIRA

Profissões do futuro

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SETORIAL

Área pública: desafios e lucros

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

LEGISLAÇÃO

LGPD Ano Um: uma construção inacabada

Setembro | 2021 | #50 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento