book_icon

Organizações de serviços financeiros caminham para a Nuvem híbrida

Estudo da Nutanix mostra investimento maior agora em Nuvem privada, mas como estratégia de um modelo híbrido no futuro
Organizações de serviços financeiros caminham para a Nuvem híbrida

Um estudo global realizado pela Nutanix, provedora de Nuvem privada, computação híbrida e multicloud, revelou que 43% das empresas de serviços financeiros planejam aumentar seus investimentos em Nuvem privada, 10% acima da média global (33%), apontando que a adoção dessa tecnologia é crucial para criar uma Nuvem híbrida moderna. Esta é uma das conclusões do relatório anual Enterprise Cloud Index, medindo os planos das organizações de serviços financeiros para a adoção de Nuvens privadas, híbridas e públicas.

Os resultados apontam para uma transformação digital nessa indústria, com metade dos entrevistados (50%) relatando que a Covid-19 acelerou os investimentos em Nuvem híbrida. Na perspectiva de cinco anos do setor, este é o único modelo de TI que mostra um crescimento positivo entre os respondentes de empresas financeiras e espera-se que aumente em 39% nesse período.

Como o setor de serviços financeiros continua a ter mais interesse em questões de privacidade e conformidade de dados, as organizações estão se voltando para a Nuvem privada

Porém, as preocupações com a segurança estão impulsionando a adoção da Nuvem privada. As organizações de serviços financeiros classificaram os problemas de segurança, privacidade e conformidade como os mais preocupantes ao executar aplicativos em soluções de Nuvem pública (62%). Os entrevistados estavam menos preocupados com a capacidade da Nuvem pública (30%), mostrando que, embora ela  tenha recursos para oferecer suporte a infraestruturas de TI, a segurança de dados confidenciais não é negociável e as organizações estão procurando soluções alternativas.

Ainda segundo o estudo, quase 50% dos entrevistados do setor financeiro afirmam que implantaram totalmente o HCI ou estão em processo de implantação, enquanto 38% relataram que implantarão nos próximos 12 a 24 meses. Este investimento está diretamente alinhado com o aumento da adoção da Nuvem privada, pois a HCI reduz o tempo necessário para construir a infraestrutura escalonável definida por software necessária para dar suporte à essa tecnologia.

As principais motivações do setor para modernizar sua infraestrutura de TI é obter maior controle do uso de recursos de TI (59%) e ganhar a velocidade (58%) e flexibilidade necessárias (55%) para atender aos requisitos de negócios.

Mais de um terço dos entrevistados (36%) disseram que não tinham as habilidades necessárias para gerenciar ambientes mistos de Nuvem privada/pública, enquanto 34% disseram que não tinham experiência em contêineres nativos, incluindo Kubernetes. Esses problemas têm contribuído para as dificuldades organizacionais para adotar totalmente a Nuvem híbrida.

“Historicamente, as organizações de serviços financeiros exploraram as ofertas de Nuvem pública ao desativar data centers legados”, disse Tapan Mehta, diretor de Marketing de Soluções para Indústrias da Nutanix. “No entanto, como o setor de serviços financeiros continua a ter mais interesse em questões de privacidade e conformidade de dados, as organizações estão se voltando para a Nuvem privada. Este rápido aumento na adoção dessa tecnologia serve como base para um modelo de Nuvem híbrida, que deverá se tornar a norma do setor nos próximos anos”, afirmou o executivo.

Serviço
www.nutanix.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.