book_icon

Cocamar moderniza infraestrutura para oferecer melhor experiência ao usuário

Cocamar moderniza infraestrutura para oferecer melhor experiência ao usuário

A Cocamar Cooperativa Agroindustrial, com mais de 90 unidades operacionais distribuídas em três estados – Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, realizou uma intensa modernização em sua infraestrutura de rede para oferecer uma melhor experiência ao usuário, entregando desktop compartilhado e novas ferramentas a seus cooperados e colaboradores.

A nova fase do projeto implementou soluções Citrix, desde o operacional até o escritório e a indústria. No total, são 1,5 mil licenças da solução Virtual Apps com picos de 900 a 1 mil pessoas online de forma simultânea no ambiente o tempo todo. Na primeira fase do projeto com a Citrix finalizada em 2007, a cooperativa enfrentava sérias dificuldades com manutenção no setor de TI no que diz respeito a custos, atualizações e operações em ambientes externos. Perdia-se muito tempo com configurações, que levavam semanas, sendo que hoje tudo é feito em questão de horas.

Na época, eram 30 unidades operacionais da Cocamar que precisavam de uma rede para centralizar informações, melhorar o gerenciamento e a disponibilidade de serviços. A Cocamar queria crescer, investir em tecnologia e a Citrix deu suporte a essa necessidade.

Em relação à segurança, ela explica que a cooperativa não libera acesso a VPN para o usuário, uma vez que tudo é feito via plataforma Citrix. No home office, quando a pessoa precisa trabalhar, basta acessar a plataforma e ela tem acesso a tudo, como se tivesse na empresa

Hoje a empresa possui dois datacenters terceirizados, sendo um primário em Curitiba, um disaster recovery,  em São Paulo e um data center próprio na sede em Maringá, todos preparados para receber Citrix. Possuem também três Citrix ADC, solução para balanceamento de carga e entrega de aplicações, configurados para acesso externo e redundância, sendo que a maioria dos workloads estão em Curitiba.

Apoio na corrida ao trabalho remoto
Como muitas empresas brasileiras, a Cocamar não tinha a cultura organizacional do home office. A administração central da cooperativa conta com mais de 300 colaboradores que passaram a trabalhar remotamente da noite para o dia devido à pandemia da Covid-19.  Segundo Paula Cristina Agulhas Rebelo, gerente executiva de TI e Gestão, a adoção do trabalhado remoto foi colocada em prática muito rapidamente pela cooperativa e foi a infraestrutura da Citrix a que proporcionou uma transição com tranquilidade e estabilidade. “A infraestrutura robusta que já tínhamos implantada fez a toda a diferença nessa mudança. Vimos no mercado empresas correndo com PCs debaixo do braço e abrindo VPNs enquanto nós apenas concedemos acesso ao usuário com facilidade e segurança”.

Ela conta que hoje a dinâmica está muito mais ágil e que tiveram um retorno muito positivo em relação ao trabalho remoto. Um exemplo disso são as reuniões presenciais que a diretoria da Cooperativa costumava fazer em todas as suas 90 unidades ao longo do ano e que agora, por conta da pandemia, estão sendo realizadas remotamente.
Em relação à segurança, ela explica que a cooperativa não libera acesso a VPN para o usuário, uma vez que tudo é feito via plataforma Citrix. No home office, quando a pessoa precisa trabalhar, basta acessar a plataforma e ela tem acesso a tudo, como se tivesse na empresa.

Outro detalhe ainda em andamento é a migração de políticas para a nuvem. A cooperativa planeja habilitar o uso do 2º fator de segurança no Citrix ADC para aumentar o nível de proteção nos acessos externos.
“Tivemos o recorde de recebimento de grãos em 2020 que contabilizamos 3,5 milhões de toneladas. Se a infraestrutura parasse apenas por um dia, representaria um prejuízo na casa de milhões de reais”, diz.

Suporte e Manutenção do hardware
Rebelo explica que a manutenção do hardware ainda é algo muito relevante na mensuração dos resultados, uma vez que o projeto com a Citrix reduziu drasticamente a necessidade da dinâmica da manutenção e o custo (de máquinas e staff te TI). Ela conta que sem ter o gerenciamento centralizado a operação seria inviável. Seria preciso uma área de TI muito grande e ativa, e a Citrix está facilitando esse gerenciamento também. A cooperativa está presente em três estados e a operação de TI é centralizada em Maringá. Rebelo atesta a longevidade dos projetos com thin clients que ficaram operacionais por mais de 10 anos na cooperativa.

“Há mais de 12 anos a Cocamar tem apostado em tecnologias Citrix para aprimorar a experiência do usuário e empoderar seu pessoal por meio dos espaços de trabalho digitais. Com as demandas da pandemia e o imperativo do home office, a Cocamar estava um passo à frente, preparada para trabalhar de forma segura a partir de qualquer lugar”, diz Luciana Pinheiro, diretora da Citrix.

Cocamar Cooperativa Agroindustrial

Luciana Pinheiro

modernização em sua infraestrutura de rede

Paula Cristina Agulhas Rebelo

soluções Citrix

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento