book_icon

Fraudes: todo cuidado é pouco

Segundo dados do Fraud & Abuse Report, elaborado pela Arkose Labs, o Brasil figurou entre os cinco países mais afetados por fraudes no mundo no ano de 2020. Em um mundo que cresce em ritmo cada vez mais acelerado, milhares de empresas e de consumidores são vítimas todos os dias de golpes na internet. E, nesse contexto, cresce a oferta de soluções que ajudam lojistas, empresas e instituições na luta contra os cibercriminosos.

É importante destacar que por definição, fraude é todo e qualquer ato que leva um usuário ou uma empresa ao engano, por meio de falsificações, e cujo fim é o de se obter uma vantagem. Aqui no Brasil, entre as fraudes mais comuns temos as bancárias e as realizadas via internet.

Ao contrário do que muita gente acredita, as fraudes bancárias não são praticadas apenas nos meios de comunicação, tais como telefones e as supostas/suspeitas mensagens de texto via SMS e oferta de prêmios. Também é possível ser vítima de fraude presencialmente, como por exemplo, na utilização dos dados de uma pessoa (obtidos de forma presencial ou não) para obtenção de vantagens. Um dos mais comumente empregados é o uso de documentos roubados para fazer empréstimos e compras a prazo. Essa modalidade é uma das que mais gera incômodos para as vítimas, pois como há o “calote” nas instituições financeiras, além do prejuízo monetário há também as implicações jurídicas – já que a vítima terá de provar que sofreu um golpe. Felizmente já existem contramedidas para essa modalidade, uma das quais falarei mais adiante neste artigo.

Há também casos em que não há vítima: a chamada auto-fraude. Neste caso, o golpista alega que foi vítima de uma fraude quando, na verdade, foi ele mesmo quem realizou as compras e os empréstimos. Sem evidências suficientes, o banco não tem como desmentir essa versão dos fatos.

Na internet, o que “bomba” são as fraudes envolvendo cartões de crédito. Seja por meio de um cartão clonado ou pela violação de senha em lojas online, os golpistas aproveitam para realizar compras sem o conhecimento do proprietário do cartão. Também não podemos esquecer dos casos de fraudes cometidas por pessoas próximas à vítima, que efetuam a compra de má-fé, causando transtorno para o proprietário do cartão, ou mesmo dos casos de phishing, no qual a vítima, ludibriada por hackers, acaba clicando em links, pop-ups e produtos maliciosos, tendo seus dados roubados. Nos casos de fraudes online, não só as vítimas passam por transtornos – em boa parte das ocorrências, os lojistas acabam tendo que reembolsar os clientes.

Sem dúvidas a Transformação Digital trouxe inúmeros benefícios, mas, como citamos, as facilidades tecnológicas certamente contribuem para o aumento dos casos de crimes e fraudes. Sendo assim, como lojistas e empresas podem se proteger nessas situações? Usando dispositivos de segurança que garantam a integridade das operações – em outras palavras, para ter a certeza de que é o cliente quem está realizando uma transação. Foi com base neste cenário que desenvolvemos o iGree, uma plataforma completa de formalização de contratos digitais, pela qual o cliente é capaz de “assinar” contratos por vídeo, sem sair de casa, gerando segurança para quem negocia, comodidade para quem compra e agilidade para o processo como um todo. A solução, presente no portfólio da Neo, já ajudou milhares de empresas e consumidores que buscavam segurança.

Temos um longo caminho a percorrer. Mas, com informação, atenção e inovação, estaremos sempre a um passo de distância de golpistas e fraudadores.

Por Fabiano Falvo, Head de Produto da Neo

Arkose Labs

auto-fraude

cibercriminosos

Fabiano Falvo

Fraud & Abuse Report

fraudes

Head de Produto da Neo

iGree

phishing

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

TECNOLOGIA

A um clique das melhores tecnologias

Leia nessa edição sobre carreira

CUSTOMER EXPERIENCE

Cliente no centro de tudo

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Serviços de impressão turbinados

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

Cabeça de papel sobrevive no mundo digital

Maio| 2021 | #46 - Acesse:

Infor Channel Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento
evento Launch Meeting: Synnex Westcon & ZOOM.
Webinar
Brand do Evento
Icon Calendar

20/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

Launch Meeting: Synnex Westcon & ZOOM.

Participe deste Webinar e conheça o portfólio e programa de canais ZOOM e as vantagens e diferenciais SYNNEX.

Acesse o site do Evento
evento PRÊMIO EXCELÊNCIA EM DISTRIBUIÇÃO
Premiação
Brand do Evento
Icon Calendar

20/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

PRÊMIO EXCELÊNCIA EM DISTRIBUIÇÃO

Prêmio estimula o setor e identifica qualidade das operações na visão dos parceiros

Acesse o site do Evento