book_icon

Banking as a service (BaaS): o sistema que possibilita ter o seu próprio banco

Nesta proposta, você pode fidelizar a clientela pelas taxas mais baratas e escolhe como operar
Banking as a service (BaaS): o sistema que possibilita ter o seu próprio banco

O mundo tem acompanhado as diversas transformações provocadas pela revolução digital em diversos setores, inclusive no financeiro onde cada vez mais a tecnologia tem auxiliado a população a ter mais liberdade e segurança na gestão de suas finanças. A exigência por esse maior controle e autonomia tem despertado ainda mais o interesse de consumidores em serviços disponíveis 24 horas. Esta aliança de tecnologia e gestão financeira tem ganhado espaço principalmente pela atuação das fintechs.
No dia a dia do mundo corporativo, cada vez mais as soluções e partes do negócio recebem o sistema “as a service”. Uma das novidades e que cada vez mais ganha adeptos é o serviço de banking as a service – solução que permite que qualquer empresa tenha o seu próprio banco ou operação bancária, mesmo sem nenhum expertise sobre o mercado financeiro ou até mesmo licença do Banco Central.

Usamos tecnologia de ponta para desenvolver soluções de crédito descomplicadas, eficientes e customizadas para cada parceiro que deseja desenvolver suas operações financeiras 

De acordo com um levantamento de tecnologia bancária realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em 2019, as transações bancárias cresceram 11% em 2019, registrando 89,9 bilhões de operações, enquanto as operações pelo Mobile Banking tiveram um aumento de 19% no mesmo período, puxado pelo incremento de 41% nas transações com movimentação financeira.
Com o auxílio do BaaS, diversas startups e fintechs podem oferecer uma série de serviços que antes eram exclusividade das grandes instituições bancárias. De acordo com Francisco Carvalho, fundador e CEO da Zipdin, plataforma 100% digital que tem o objetivo de democratizar o acesso ao crédito e a serviços bancários para pessoas e empresas, “esse serviço permite que mesmo negócios que não são voltados para mercado financeiro possam explorar as oportunidades para oferecer produtos e serviços de um banco digital para seus clientes e fornecedores, como operações de crédito, contas digitais, investimentos e outros”, afirma.
Ainda segundo o executivo, foi com o objetivo de tornar o crédito acessível que nasceu a Zipdin. “Somos uma Techfin especializada e pioneira na prestação dos serviços de Bank as a Service (BaaS) e Consignado as a Service (CaaS). Começamos com Bank as a Service e não paramos mais. Estamos em constante evolução, expandindo e criando novos serviços e experiências mais positivas. Usamos tecnologia de ponta para desenvolver soluções de crédito descomplicadas, eficientes e customizadas para cada parceiro que deseja desenvolver suas operações financeiras”, disse Carvalho.
O executivo listou alguns pontos para explicar melhor as oportunidades e facilidades do BaaS. Confira:
 Qualquer empresa pode usufruir do Banking as a Service
Não há uma limitação de setor ou área de atuação para definir se você pode contratar o BaaS. Por ser uma plataforma totalmente flexível e modular, o BaaS da Zipdin atende de startups/fintechs a grandes empresas e todos têm algum serviço e/ou produto para oferecer aos seus clientes e/ou fornecedores ;
Atrair e reter mais clientes
Quando se oferece um serviço rápido e inovador, as chances de atrair e fidelizar a clientela aumenta pelo fato de conhecer melhor o seu público e criar soluções sob medida para suas necessidades dentro do próprio ecossistema que já se encontram.
Oportunidade Ganha-Ganha
 Diferente das taxas cobradas pelos bancos tradicionais, ao oferecer produtos e serviços financeiros digitais aos seus clientes ou fornecedores, a nova Fintech pode cobrar preços muitos diferenciados por diversos motivos, tais como: baixo custo de aquisição de clientes, cross selling de produtos e serviços e baixo custo para implantação e manutenção da infraestrutura necessária devido ao compartilhamento com outras Fintechs na mesma situação.
Agilidade e modelo inovador
O sistema, além de permitir que sua empresa ofereça serviços bancários sem precisar se tornar um banco, garante a realização em tempo recorde e atendendo as expectativas do consumidor com uma experiência personalizada, unindo a vantagem de aproveitar uma infraestrutura já existente com a possibilidade de customizações necessárias de acordo com o modelo de negócio de cada operação;
Segurança nas operações
Oferece segurança de dados pois as informações são processadas via APIs e são aplicadas diversas regras e camadas de segurança que são aplicadas de forma mais fácil devido à grande escala das operações das diversas Fintechs atendidas pela mesma estrutura.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.