book_icon

Como a pandemia (re)definiu o papel essencial da Nuvem

À medida que a pandemia se alonga, empresas revisam seus conceitos sobre o que gera valor para suas operações. A elasticidade da Nuvem se mostrou essencial para acomodar o crescimento exponencial de alguns serviços durante a pandemia (exemplo: iFood, Netflix, Zoom…), assim como para ajudar empresas que precisaram apertar os cintos e conseguiram redução de consumo e de custos em Cloud. Nuvem funciona no princípio do pay as you go, e se o seu “go” está mais lento, o “pay” diminui.
Independentemente da área de atuação, ambientes e aplicações em Nuvem têm acelerado a capacidade de inovação das empresas. Não por acaso, 10 em 10 Unicórnios rodam seus sistemas em Nuvem, e as empresas mais valiosas do mundo são empresas de tecnologia. A Nuvem permite que empresas e pessoas tenham acesso a serviços, produtos e oportunidades não imaginadas. As instituições mais tradicionais do setor financeiro, os grandes bancos, estão abraçando a Nuvem, como forma de equilibrar o jogo com players menores, mais ágeis e rápidas para inovar.
A Transformação Digital ganhou enorme impulso com a Covid-19. Em qualquer estratégia de TD, a Nuvem está presente e sem ela não há Transformação “Digital”. Dois terços das iniciativas de digitalização do mundo acabam falhando por falta de planejamento. Para que sua companhia não faça parte dessa estatística, o primeiro passo é entender como potencializar a sua infraestrutura para que os seus executivos, se concentrem no seu negócio e na criação de novos produtos de valor. A Nuvem é um facilitador, que aumenta a sua performance, com segurança e com custos flexíveis.
Assim, silenciosamente, a Nuvem tornou-se onipresente no dia a dia das empresas, posicionando-se na base da sua infraestrutura. Todos aderimos a ambientes de trabalho remotos, com profissionais em home office. Quem consegue imaginar, em tempos de Covid, sobreviver sem ferramentas de colaboração, ou de e-commerce, ou o super app da sua preferência, todos, rodando em Nuvem? Esse modelo deve continuar após a pandemia, demandando ainda mais estrutura tecnológica para o acesso “remotizado” à aplicações, sistemas e serviços, cada vez mais essenciais.
É essencial escolher bons parceiros de negócios e usar a tecnologia de forma inteligente. A boa notícia é que nenhuma companhia precisa seguir sozinha na Jornada da Digitalização. A Transformação Digital pode ser implementada com o apoio de parceiros de negócios, afinal, as coisas incríveis nunca são feitas por uma única pessoa: são feitas por um time.
Por Maurício Cascão, CEO da Mandic
 

CEO da Mandic

e-commerce

Maurício Cascão

Nuvem

pandemia

Transformação Digital

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento