book_icon

Correcta Alimentos avança em digitalização e eficiência com apoio da Infosys

O projeto foi finalizado em maio de 2018 e contou com o treinamento de todos os key users, desde o chão de fábrica até a diretoria
Correcta Alimentos avança em digitalização e eficiência com apoio da Infosys

A Correcta Alimentos, do Grupo Glencore, especializada no processamento de trigo e soja, contou com apoio da Infosys Brasil, empresa global em serviços digitais, no desenvolvimento de seu ambiente tecnológico. A indústria alimentícia contratou a especialista em TI para efetivar a implementação do sistema SAP S/4Hana, com roll out que integrou cinco novas plantas industriais de moinho de trigo, adquiridas no final de 2018.
A primeira fase do projeto teve início em 2017, quando a Correcta buscava por um parceiro para adaptar seu core digital, em São Paulo, à plataforma SAP utilizada pela matriz Glencore, na Suíça. Após avaliar outras consultorias, a gigante de grãos escolheu a Infosys por sua expertise, metodologia, maturidade e capacidade de gestão. Além disso, a Infosys já presta serviços para o Grupo Glencore fora do Brasil. O projeto foi finalizado em maio de 2018 e contou com o treinamento de todos os key users, desde o chão de fábrica até a diretoria.

Como resultado desse projeto, temos mais eficiência e usuários confortáveis com a utilização do novo sistema. A gestão remota em meio à pandemia nos permitiu operar em um ambiente estável mesmo em um período instável  
A Correcta atua na fabricação de farinhas e farelo de trigo, farelo e óleo de soja degomado, operando desde 1999 nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste do Brasil com fábricas e filiais de vendas. A plataforma SAP S/4Hana foi necessária para o gerenciamento de programas de manutenção preventiva e corretiva, garantindo controle da produção por meio de gestão automatizada.
“Na época, esse era um projeto novo para a Correcta e para o Brasil. Estávamos aprendendo quais eram nossas necessidades no ambiente digital e contar com a expertise da Infosys foi essencial para o sucesso da implantação da nova plataforma. Em nossos desafios, buscamos a melhor relação de produtividade, padronização dos nossos processos operacionais e o melhor treinamento para nossas equipes. Sempre com o objetivo de oferecer aos nossos clientes produtos de melhor qualidade com preços justos e competitivos”, comenta Márcia Regina Crisosto, diretora Financeira da Correcta Alimentos.
Seis meses após essa implementação, em outubro de 2018, a Correcta dava um grande passo em sua expansão no País. A empresa adquiriu cinco plantas industriais da Moinhos Cruzeiro do Sul, situadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Maranhão e Pará, e tinha um novo desafio de integrar os sistemas à sua plataforma de gestão.
Mais uma vez, a companhia optou pela parceria com a Infosys, colaborando com sua expertise em consultoria SAP, para consolidar a integração. O processo contou com planejamento, organização, controle e acompanhamento de prazos e um grupo de consultores para cada área e foi finalizado em meados de fevereiro de 2020, antes da pandemia do novo Coronavírus.
Como cada unidade operava de forma autônoma, o primeiro passo era padronizar os processos e ter um sistema operacional único. Nesta fase, a não uniformidade dos processos, a distância física entre as fábricas e a necessidade de se manter os procedimentos antigos em funcionamento, mesmo durante as mudanças, se constituiu num grande desafio.
As respostas vieram do trabalho conjunto exercido pelas gerências de projeto Infosys e Correcta na coordenação diligente de todas as fases do projeto e na implementação efetiva, feita num modelo híbrido – parte fisicamente e parte via videoconferência. Essa estrutura antecipou a organização remota da operação, que passou a ser obrigatória em março por conta do isolamento social. Após um mês de estabilização, todas as plantas já estavam operando na mesma plataforma.
“Como resultado desse projeto, temos mais eficiência e usuários confortáveis com a utilização do novo sistema. A gestão remota em meio à pandemia nos permitiu operar em um ambiente estável mesmo em um período instável. Como próximos passos, prevemos uma modernização da plataforma para sua versão mais recente e a incorporação da Correcta na Moinhos Cruzeiro do Sul (reestruturação societária). Além disso, planejamos garantir mais automação às fábricas”, explica Márcia.
O country manager da Infosys no Brasil, Claudio Elsas, afirma que “ a Correcta e o Grupo Glencore têm avançado muito em sua jornada de transformação digital. Temos grande satisfação em manter essa parceria de anos, apoiando-os em projetos desafiadores e disruptivos. Nossa missão é prover suporte e expertise para garantir o sucesso da implementação sem interrupção das operações”.
O SAP S/4Hana é uma geração inteiramente nova do SAP Business Suite, caracterizado por simplificações, mais eficiência e recursos, com opções de planejamento e simulação em várias transações convencionais. A plataforma garante aos usuários suporte ativo a decisões em tempo real, com base em dados de fontes internas e externas.

Comentários

  1. Geraldo

    O projeto está sendo um fracasso. Diversos problemas com os usuários e falta de alinhamento dos processos. O SAP, para a cultura da empresa, não satisfaz as necessidades. A empresa veem acumulando muitas multas pelo não cumprimento de prestação fiscais e contábeis.
    Estão, nesse momento, avaliando a situação para um Rollback, e retorno do ERP anterior.

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.