book_icon

IBM lança serviço de Criptografia Homomórfica

A FHE é baseada na criptografia de rede considerada segurança quântica, resistente a quebras por velocidades de computadores quânticos
IBM lança serviço de Criptografia Homomórfica

A IBM Security lançou nesta quinta-feira (17/12) um serviço para as empresas experimentarem a Criptografia Homomórfica (FHE), uma tecnologia emergente projetada para que os dados permaneçam criptografados mesmo durante o processamento ou análise em Nuvem ou em ambientes de terceiros. O IBM Security Homomorphic Encryption Services fornece às empresas treinamento, suporte especializado e um ambiente de teste para o desenvolvimento de aplicativos que podem tirar proveito da FHE.
Segundo a empresa, com o crescimento da Nuvem híbrida, os dados confidenciais serão amplamente armazenados, compartilhados e analisados entre plataformas e partes, expondo-os a diversos controles e riscos de segurança. Embora as técnicas de criptografia atuais permitam que os dados sejam protegidos durante o armazenamento e em trânsito, eles devem ser descriptografados enquanto estão sendo processados ou analisados, criando uma janela em que os dados são mais vulneráveis a roubo ou exposição. FHE é uma tecnologia avançada, permitindo que os dados permaneçam criptografados mesmo enquanto estão sendo processados, potencialmente fechando essa lacuna crítica nas soluções de criptografia usadas atualmente.

Os algoritmos por trás da FHE estão em desenvolvimento pela IBM e pela comunidade de pesquisa mais ampla há mais de uma década  

“A criptografia totalmente homomórfica tem um enorme potencial para o futuro da privacidade e da computação em Nuvem, mas as empresas devem começar a aprender e experimentar a FHE antes de aproveitar ao máximo o que ele tem a oferecer”, disse Sridhar Muppidi, diretor de Tecnologia da IBM Security. “Ao trazer a experiência e os recursos de criptografia da IBM para nossos clientes que estão impulsionando a inovação em seus setores exclusivos, podemos trabalhar juntos para criar uma nova geração de aplicativos que alavancam dados sensíveis, sem comprometer a privacidade”, completou.
Com base nas bases e nas ferramentas desenvolvidas pelas áreas IBM Research e Z, o Homomorphic Encryption Services fornece um ambiente de hospedagem escalável na Nuvem IBM, junto com consultoria e serviços gerenciados para ajudar os clientes a aprenderem e projetarem soluções de protótipo que podem tirar proveito da FHE .
Conforme a tecnologia FHE avança, essas soluções permitem que as empresas apliquem funções como pesquisa, análise e IA a seus dados confidenciais sem revelar esses dados ao serviço subjacente, mantendo os controles de conformidade e privacidade existentes como parte de uma estratégia de segurança confiança zero. Além disso, a FHE é baseada na criptografia de rede considerada segurança quântica, resistente a quebras por velocidades de computadores quânticos.
Os algoritmos por trás da FHE estão em desenvolvimento pela IBM e pela comunidade de pesquisa mais ampla há mais de uma década, mas os cálculos FHE eram originalmente muito lentos para o uso diário, levando dias ou semanas para cálculos que levam segundos sem criptografia. Como o poder de computação da indústria cresceu exponencialmente e os algoritmos avançaram, os testes mostraram que a FHE agora pode ser executada em segundos por bit, tornando-a rápida o suficiente para muitos tipos de casos de uso do mundo real e testes iniciais com negócios.
No início deste ano, a IBM lançou ferramentas e materiais educacionais para desenvolvedores e tem trabalhado com clientes selecionados nos primeiros programas piloto para FHE. O IBM Security está agora dando o próximo passo para levar a FHE a um público mais amplo, lançando uma oferta de serviço inédita para ajudar as empresas a começarem a usar a criptografia totalmente homomórfica.
Serviço
www.ibm.com
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.