book_icon

Cisco e SENAI-SP lançam Programa de Inovação Aberta para Startups

Parceria da Cisco e UpLab SENAI-SP visa acelerar startups com soluções de tecnologia para Indústria 4.0. Inscrições vão até 31 de dezembro
Cisco e SENAI-SP lançam Programa de Inovação Aberta para Startups

A Cisco do Brasil e o SENAI-SP estão lançando, como ação do Cisco Brasil Digital e Inclusivo (BDI), o Programa de Inovação Aberta para Startups, que tem como objetivo, acelerar startups, fortalecer o ecossistema de inovação e desenvolver o empreendedorismo brasileiro. A iniciativa vai selecionar até cinco startups com projetos que empreguem as tecnologias pilares da Indústria 4.0. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 31 de dezembro de 2020.
As startups interessadas em participar devem ter projetos em estágio inicial com soluções que impactam a cadeia da Indústria 4.0 nas seguintes áreas: Otimização do Processo Produtivo, Manutenção Prescritiva e Segurança e Redução de Riscos. O programa é equity free, ou seja, as únicas exigências para que as startups participem é a sinergia com um dos temas propostos e a dedicação durante todo o projeto.

Dentre os desafios de uma era complexa e de muita competitividade, a digitalização dos processos é uma prioridade para a indústria no Brasil  

O Programa Inovação Aberta Cisco/SENAI-SP terá quatro fases. A fase 1, refere-se à inscrição da startup. Na fase 2 serão selecionadas as startups com os melhores projetos para a indústria. Além disso, os seus representantes serão entrevistados via web conference, para maior aprofundamento nos assuntos pertinentes à startup e ao programa.
A Fase 3 é de aceleração, que durará até seis meses e contará com duas etapas. Na primeira a startup passará pelo processo de validação do seu modelo de negócio e solução. Em seguida ela irá aprimorar sua solução, com tecnologia definida e capaz de rodar uma Prova de Conceito (PoC). Já na quarta etapa, chamada de Demo Day, as startups participarão de um evento para apresentação dos projetos com palestras, pitch e bate papo explorando a experiência vivida durante o programa e reconhecimento aos dois melhores projetos.
“Temos acompanhado a aceleração da digitalização, potencializada pela pandemia do coronavírus, em praticamente todos os segmentos da economia, mas precisamos continuar e amplificar a adoção das tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, como IoT e IA/ML, não apenas nas grandes, mas principalmente nas pequenas e médias indústrias. Precisamos democratizar o acesso e acelerar a adoção destas tecnologias no País, que podem representar ganhos de produtividade de pelo menos 30%. O programa de Inovação Aberta Cisco-SENAI-SP nasce com essa missão de ajudar a transformar a Indústria 4.0, promovendo inovação, gerando negócios e oportunidades, buscando soluções para os principais problemas enfrentados pelo setor.”, destaca Rodrigo Uchoa, diretor de Transformação Digital da Cisco do Brasil.
“Dentre os desafios de uma era complexa e de muita competitividade, a digitalização dos processos é uma prioridade para a indústria no Brasil. Buscando enfrentar as dificuldades e fomentar estímulos para atuarmos na antecipação do futuro, a parceria entre Cisco e SENAI-SP agrega alta tecnologia de conectividade com metodologias de aceleração para desenvolvimento de produtos e negócios, oferecendo a oportunidade de preparar o capital humano e agilizar soluções tecnológicas para processos produtivos e serviços”, aponta Osvaldo Luiz Padovan, diretor de Unidade de Formação Profissional do Senai-SP.
Durante a participação do programa, as startups selecionadas terão acesso a diversos recursos, como:
Mentores e profissionais especializados em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento.
Acesso a 22 Núcleos de Tecnologia e 10 Institutos de Inovação.
Auxílio para elaboração de projetos voltados a editais de fomento.
Acesso às tecnologias Cisco, assim como às tecnologias disponíveis no Openlab.
Robusta rede SENAI-SP e FIESP de conexão com a indústria brasileira para geração de negócios.
Acompanhamento high touch de profissionais e mentores Cisco e SENAI-SP especialistas em negócios e inovação.
As startups também contarão com um espaço para trabalhar no UpLab, o hub de inovação e empreendedorismo do SENAI-SP, onde poderão modelar suas soluções e participar de provas de conceito com clientes reais, além de até 100 horas em serviços de desenvolvimento tecnológico do Instituto SENAI de Tecnologia.
Para mais informações e para inscrições, acesse o site do Programa Inovação Aberta Cisco/SENAI-SP.
Serviço
news-blogs.cisco.com/americas/pt

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.