Designar o devido valor às informações disponíveis é o primeiro passo para criar uma cultura empresarial orientada à inteligência analítica.
Nos dias atuais, a informação representa um objeto de valor analítico inquestionável para o meio empresarial. Grandes companhias ditam suas operações e políticas de trabalho com base em dados coletados e analisados internamente, através de ferramentas que ajudam a selecionar e extrair o que há de mais vantajoso desses materiais. É justamente nesse sentido que entra o conceito de Business Intelligence (BI), conjunto de ações que visa uma interpretação mais assertiva sobre as informações disponíveis, simplificando processos de tomada de decisão e planejamento estratégico.
Tão importante quanto se estruturar um ambiente digital consolidado e sustentável é ter a maturidade operacional necessária para acompanhar o crescimento do fluxo informacional e explorar seus benefícios. O BI simboliza uma mudança abrangente de mentalidade e comportamento dos profissionais, abrindo espaço para oportunidades até então inesperadas ao olhar do gestor. Por isso, deve-se compreender a funcionalidade do termo e sua aplicação prática no cotidiano empresarial.
Como o BI se relaciona com a rotina de trabalho?
Na teoria, o Business Intelligence representa uma realidade operacional potencializada pelo uso inteligente dos dados. Em termos práticos, os profissionais passam a ter segurança para detectar falhas na origem dos problemas e maximizar a utilidade dos recursos, fomentando um hábito de racionalização que só favorece à redução de gastos desnecessários. Antes, a coleta das informações centralizava-se nas mãos do departamento de TI, com o BI, não é preciso aguardar a iniciativa de outros setores para realizar tal ato. O acesso é conduzido em tempo real e em qualquer área.
Ao contrário de modelos de análises semanais ou mensais, cuja confiabilidade é prejudicada pelo intervalo de tempo, trata-se de uma alternativa capaz de introduzir uma dinamicidade extremamente positiva no dia a dia das equipes, impactando a perspectiva estratégica do negócio como um todo.
Trunfo para o relacionamento com o cliente
Em tempos de Transformação Digital e um acesso facilitado à informação, os consumidores não estão alheios às novidades do mercado. Subestimar o poder de escolha e até mesmo o nível de exigência do público está fora de cogitação para os que buscam se firmar no segmento em que atuam. No entanto, como acompanhar e respeitar a evolução do usuário e o aumento nas demandas externas?
O BI proporciona uma análise completa e muito mais apurada do sistema de atendimento oferecido aos clientes, criando uma geração de insights valiosos para verificar o que está ou não funcionando no relacionamento comercial, sempre sob a premissa de solucionar os problemas em um curto espaço de tempo. Como resultado, a empresa terá à sua disposição os artifícios ideais para compreender o perfil do consumidor, facilitando uma aproximação benéfica entre ambas as partes.
Mais produtividade e melhores decisões
Se no âmbito das relações externas o Business Intelligence cumpre uma função de grande relevância, sua presença também impacta a produtividade dos profissionais. Com dashboards intuitivos e painéis de controle que elucidam uma visão ampla sobre todos os setores da empresa e a própria movimentação dos dados armazenados, fica muito mais fácil visualizar gargalos e pontos de atenção. Logo, será possível otimizar processos e simplificar a vida dos colaboradores.
Agilidade é uma palavra condizente com o futuro empresarial, não há como fugir desta afirmação. É praticamente obrigatória a construção de uma cultura corporativa reativa, isto é, preparada para enfrentar as adversidades sem maiores traumas.
Encerro o artigo enfatizando o papel do BI para a tomada de decisões assertivas e respaldadas digitalmente, de modo que as mesmas possam refletir na prevenção e o controle de possíveis crises, bem como a introdução de medidas inovadoras no quadro operacional. Com isso, a organização opta por conceder uma nova abordagem à presença da máquina, retirando melhorias fundamentais para o sucesso do negócio.
Por Renato Halt, Co-Founder da b2finance e Head of SAP Business One
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo