book_icon

Guia Salarial da Robert Half traz os cargos em alta na área de TI

Aceleração da Transformação Digital em função da pandemia aquece demanda por talentos na área
Guia Salarial da Robert Half traz os cargos em alta na área de TI

A pandemia do coronavírus representou o maior impacto no mercado de trabalho no ano de 2020 e trará consequências de longo prazo em todos setores da economia. É o que aponta o novo Guia Salarial da Robert Half. Em sua 13ª edição, o estudo apresenta como a aceleração da transformação digital valorizou o profissional de Tl impactando diretamente no aumento das contratações em diversas áreas da tecnologia.
Na visão de Débora Ribeiro, especialista em recrutamento da Robert Half, o cenário exige boas estratégias de atração e retenção para evitar a perda de profissionais para a concorrência. “Para as empresas, fica o alerta de que os candidatos também avaliam a agilidade delas durante o processo seletivo. Muitas etapas de entrevistas e a demora para conclusão afastam os melhores talentos”, aponta. “Outro ponto de atenção é que profissionais que se destacam dificilmente participam de apenas um processo, ou seja, a empresa que for mais assertiva em todas as etapas do recrutamento sai na frente na escolha do candidato”, completa.
TECNOLOGIA
(Fonte: Guia Salarial 2021 da Robert Half/Valores em reais)
Setores em destaque: Mercado financeiro/Seguros, Tecnologia, Educação/EAD, Telecom/Internet e Varejo/E-commerce;
Posições em destaque: Segurança da informação, Cientistas/Engenheiros de dados, Desenvolvedores/Engenheiros de software, Infraestrutura/Cloud e Business Intelligence;
Carreiras do futuro: Arquitetos de segurança, Detetives de dados, Engenheiros de inteligência artificial e Especialistas em transformação digital;
Habilidades comportamentais: Visão de negócios, Comunicação, Relacionamento interpessoal, Agilidade e Inovação;
Habilidades técnicas: Metodologia ágil, Cloud, DevOps, Dados, Cibersegurança;
Posições em destaque e perspectiva de remuneração em 2021:
Coordenador de Segurança da informação: 13.200 | 15.200 | 18.100 | 21.000
Cientistas/Engenheiros de dados: 13.100 |17.000 |21.950 | 26.700
Desenvolvedor full Stack Senior: 9.250 | 12.000 | 15.500 | 18.900
Coordenador de Infraestrutura: 9.250 | 12.000 | 15.500 | 18.850
Faturamento das empresas* (quando mencionado):
P/M – até R$ 500 milhões
G – acima de R$ 500 milhões
Cresce a demanda por profissionais temporários:
De acordo com pesquisa da Robert Half, 41% dos executivos brasileiros disseram que vão aumentar o quadro de trabalhadores por projetos nos próximos meses e 50% dos que contrataram por projetos durante a pandemia disseram que vão explorar mais esse modelo de contratação no futuro. “A contratação por projetos é uma excelente maneira de contar com profissionais especializados que agregam conhecimento ao time, manter a agilidade e a produtividade em períodos desafiadores e aumentar a flexibilidade da área, sem afetar a rotina do pessoal em tempo integral, além de reavaliar a carga de trabalho do pessoal em tempo integral em época de maior demanda”, aponta Lucas Nogueira, diretor de recrutamento da Robert Half.
Posições em destaque para projetos especializados na área de TI:
– Desenvolvedor(a) (Java, C#, .Net, Android)
– Analista de cibersegurança;
– Scrum master;
Guia Salarial 2021 da Robert Half
O Guia Salarial da Robert Half é uma das mais respeitadas fontes de informação sobre remuneração e tendências de recrutamento para auxiliar empresas e profissionais a tomarem as melhores decisões. Traz a tabela salarial de centenas de cargos em diversas áreas, apresenta profissões e habilidades mais demandadas em todas as divisões de atuação da consultoria, com dados que refletem a realidade de vagas trabalhadas na Robert Half e informações das salas de entrevista.
Metodologia – Guia Salarial 2021
O Guia Salarial da Robert Half apresenta quatro faixas salariais por cargo, determinadas pelo nível de qualificação e experiência do candidato, bem como pela complexidade de seu cargo ou indústria e setor de atuação. Os salários são divididos em percentis, representados por 25º/ 50º/ 75º/ 95º, sendo que 50º não significa, necessariamente, a mediana do salário para determinado cargo. Os critérios para determinar em que faixa o perfil se encontra podem variar em torno da experiência na função, tempo no segmento, porte da empresa, características setoriais, demanda e disponibilidade pelo perfil no mercado, habilidades e certificações extras, por exemplo.
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.