book_icon

Dynatrace aumenta nível de disponibilidade dos serviços de TI da Ativa Investimentos

Plataforma de Inteligência de Software Dynatrace permite que time de TI da corretora amplie a performance de seus sistemas, garantindo análises da experiência dos clientes em tempo real
Dynatrace aumenta nível de disponibilidade dos serviços de TI da Ativa Investimentos

Responder aos incidentes de tecnologia no dia a dia com agilidade é uma necessidade cada vez mais vital para o sucesso no mundo dos negócios, principalmente agora diante do cenário de pandemia. É com esse objetivo que milhares de companhias em todo o mundo, hoje, estão utilizando os recursos da Dynatrace, empresa mundial em inteligência de software. Esse é o caso, por exemplo, da Ativa Investimentos, corretora de investimentos independente, que graças à Plataforma de Inteligência de Software da Dynatrace conseguiu ampliar a performance de seus serviços de TI, otimizando em tempo real a experiência de seus clientes.
“A inovação e a eficiência dos serviços, hoje, escondem uma enorme complexidade por trás da adoção de novas tecnologias”, afirma Fernando Mellone, Senior Territory Manager da Dynatrace. “No caso da Ativa, e do setor financeiro em geral, a criticidade em relação à entrega de performance é altíssima, porque os serviços que seus clientes precisam devem ser confiáveis e extremamente estáveis. Uma falha de segundos, apenas, pode impactar em uma transação envolvendo cifras bastante expressivas. Esse é um desafio constante para o mercado de capitais”, destaca.

Uma falha de segundos, apenas, pode impactar em uma transação envolvendo cifras bastante expressivas. Esse é um desafio constante para o mercado de capitais  

Para simplificar a operação, a Dynatrace realizou um rápido processo de implementação de sua Plataforma de Inteligência de Software, incluindo o levantamento consultivo das maiores demandas do negócio. “Entregamos valor para os usuários finais logo nos primeiros dias de implementação”, conta Mellone. O objetivo foi identificar processos e questões críticas, antecipando a análise mais assertiva dos parâmetros essenciais para a manutenção da máxima performance à operação.
Como resultado, a solução da Dynatrace permitiu aumentar a disponibilidade dos serviços prestados pelo time de TI, elevando os níveis de satisfação em toda a companhia. “Existiam alguns incidentes que não conseguíamos identificar rapidamente a causa-raiz, com isso, as resoluções aconteciam com menos agilidade que o esperado. Agora, com a ferramenta da Dynatrace, temos 80% dos problemas sendo descobertos e corrigidos de maneira completamente ágil, sem qualquer impacto”, diz Diego Cerqueira, Chief Technology Officer (CTO) da Ativa Investimentos.
O executivo avalia que os maiores ganhos gerados pela implentação dos recursos da Dynatrace têm sido vistos nas ações direcionadas à rotina dos clientes e profissionais da companhia. Entre essas iniciativas, destaque para a criação do Centro de Experiência Digital (CED), focado em monitorar a experiência dos usuários do início ao fim. “Utilizamos a Inteligência Artificial da Plataforma de Inteligência de Software para antecipar eventuais falhas de forma proativa antes mesmo da percepção do cliente. Hoje, temos robôs que testam os serviços e nos avisam como está o sistema para evitar qualquer perda financeira ou algum dano para o cliente”, afirma Diego.
Outro diferencial que a solução da Dynatrace trouxe à corretora foi a assertividade nos investimentos. “À medida em que descobrimos as causas-raízes dos problemas com exatidão, passamos a investir e potencializar as correções com muito mais eficiência. Quando é necessário fazer algum tipo de investimento para melhoria de algo, sabemos precisamente onde investir”, exalta.
O cenário da pandemia mundial fez com que a Ativa Investimentos acelerasse o processo de compra da Plataforma de Inteligência de Software. “Já conhecíamos a Dynatrace e tudo que sua ferramenta pode fazer dentro de uma organização. Como já estávamos conversando há um tempo, com a chegada da pandemia, decidimos fechar a parceria e comprar a ferramenta que, diante de tudo, está nos auxiliando a oferecer os serviços com a assertividade e agilidade que o momento exige”, enaltece o CTO.
Ao controlar diariamente todos os indicadores de performance, o time de TI percebeu que o número de reclamação dos clientes está diminuindo mês a mês, e as respostas da empresa aos problemas é muito mais ágil e precisa. “Todo nosso esforço é para tornar os serviços cada vez mais assertivos. O foco da Ativa Investimentos está 100% voltado aos usuários, e as melhorias investidas até o momento provaram que estamos no caminho certo”, finaliza Diego.
A Dynatrace fornece inteligência de software para simplificar a complexidade da nuvem e acelerar a Transformação Digital. Com observability avançada, IA e automação completa, nossa plataforma all-in-one traz respostas, não apenas dados, sobre a performance das aplicações, a infraestrutura subjacente e a experiência de todos os usuários.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.