A IDC apresentou na quarta-feira (28/10) suas previsões para os próximos anos. O estudo, chamado IDC FutureScape: Worldwide CIO Agenda 2021 Predictions, descreve ações concretas que os CIOs podem e devem realizar para criar empresas futuras resilientes e adaptáveis com a tecnologia. Em um webinar, os analistas da IDC Joe Pucciarelli e Serge Findling apresentaram as principais previsões que impactarão os CIOs e profissionais de TI em todo o mundo.
“Em um momento de turbulência e incerteza, os CIOs e líderes seniores de TI devem discernir como a tecnologia possibilitará o crescimento e o sucesso futuro de sua empresa, garantindo sua resiliência”, disse Findling, vice-presidente de Pesquisas da empresa. “As dez previsões neste estudo descrevem as ações principais que definirão os vencedores na recuperação dos eventos adversos atuais, criando resiliência e permitindo o crescimento futuro”, garantiu.
Segundo o estudo, em 2022, 65% dos CIOs capacitarão digitalmente e habilitarão os funcionários da linha de frente com dados, IA e segurança para estender sua produtividade, adaptabilidade e tomada de decisão diante de mudanças rápidas. Em relação a segurança de dados, já no próximo ano, 30% dos líderes de tecnologia não conseguirão manter a confiança de seus clientes, já que se mostraram incapazes de encontrar maneiras adaptativas de conter a escalada de ciberataques, agitação, guerras comerciais e colapsos repentinos.
Até 2023, lidar com a dívida técnica acumulada durante a pandemia vai prejudicar 70% dos CIOs, causando estresse financeiro, arrasto inercial na agilidade de TI e migrações de marcha forçada para a Nuvem. Uma boa notícia é que, também até 2023, as crises globais farão com que 75% dos CIOs sejam parte integrante da tomada de decisões de negócios, à medida que a infraestrutura digital se torna o sistema operacional da empresa, passando da função de apenas possibilitar a continuidade dos negócios para um papel mais estratégico.
Segundo a IDC, para oferecer suporte a ambientes de trabalho distribuídos e seguros, 50% dos CIOs irão acelerar a robotização e a automação de processos até 2024, tornando o gerenciamento de mudanças um imperativo formidável.
Em 2023, as áreas para tratar crises liderados por CIOs se tornarão um elemento permanente em 65% das empresas, com foco na construção de resiliência com infraestrutura digital e financiamento flexível para diversos cenários.
Em 2025, 80% dos CIOs, junto com LOBs (Line of Business) irão implementar recursos inteligentes para sentir, aprender e prever mudanças nos comportamentos dos clientes, permitindo experiências exclusivas para engajamento e fidelidade. Ainda segundo o estudo da IDC, em 2025, 60% dos CIOs implementarão a governança para ferramentas de baixo/sem código para aumentar a produtividade de TI e negócios, ajudar os desenvolvedores de LOB a atender a necessidades imprevisíveis e promover a inovação.
Em 2025, 65% dos CIOs implementarão sistemas de controle de ecossistema, aplicativo e infraestrutura baseados em interoperabilidade, flexibilidade, escalabilidade, portabilidade e oportunidade. E até 2024, 75% dos CIOs absorverão novas responsabilidades pelo gerenciamento de dados operacionais de saúde, bem-estar e localização de funcionários para fins de subscrição, saúde, segurança e conformidade tributária.
Serviço
www.idc.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo