book_icon

Sistema inteligente de armazenamento de energia da Huawei chega ao Brasil

O produto foi anunciado mundialmente no final do primeiro semestre, no evento Smart PV For Future (FV Inteligente para o Futuro), transmitido para todo o mundo, diretamente da sede da Huawei em Shenzhen, na China
Sistema inteligente de armazenamento de energia da Huawei chega ao Brasil

A Huawei, empresa mundial no fornecimento de soluções fotovoltaicas inteligentes para instalações em usinas, residenciais e comerciais e industriais, traz para o Brasil um dos produtos mais esperados do mercado: o Sistema de Armazenamento Inteligente de Energia LUNA2000.
Chegando na América Latina agora, começando pelo Brasil, além de Europa e região da Ásia-Pacífico, o LUNA2000 tem aplicações bastante apropriadas para o País e suas especificidades, visando áreas rurais e distantes, como a Amazônia, onde muitas vezes a energia é ainda gerada por usinas térmicas caras e poluentes. “No Brasil, onde o nível de radiação solar é alta por natureza, com o LUNA2000 será possível armazenar essa energia gerada durante o dia para utilizá-la à noite. É uma forma sustentável e inteligente de armazenamento de energia elétrica, podendo suportar muitos ciclos de carga e descarga, sendo, portanto, bastante durável”, afirma Quanling Wang, diretora de Digital Energy Business da Huawei do Brasil.

As baterias de tipo lítio-ferro-fosfato (LiFePO4) são mais seguras e têm particular importância num cenário em que o uso da energia solar vem aumentando significativamente no Brasil  

Conheça os aspectos técnicos do Sistema Inteligente de Armazenamento de Energia – LUNA2000
O LUNA2000, em conjunto com os inversores monofásicos de 2 a 6kW, mais os otimizadores fotovoltaicos inteligentes SUN2000-450W-P, promovem flexibilidade de energia verde em instalações solares residenciais. A nova bateria de lítio-ferro-fosfato (LiFePO4) possui design modular de 5kWh, que permite armazenar até 30kWh.
As baterias de tipo lítio-ferro-fosfato (LiFePO4) são mais seguras e têm particular importância num cenário em que o uso da energia solar vem aumentando significativamente no Brasil.
Segura, Durável e Sustentável
A bateria LUNA 2000 é feita de lítio-ferro-fosfato (LiFePO4), material normalmente utilizado em veículos elétricos devido à sua estabilidade incomparável. Sua robustez e alta segurança e eficiência operacional, garantem uma longa vida útil incomparável da bateria.
Capacidade de armazenamento maximizada
Com o LUNA 2000, é possível ter 2x mais potência no sistema fotovoltaico, com uma configuração flexível de módulos de energia de 5 kWh, podendo ampliar sua capacidade de armazenamento em até 30kWh, fixado no chão ou em parede.
Maior eficiência, inteligência e segurança do sistema fotovoltaico
A solução inteligente residencial, baseada em Inteligência Artificial de última geração, propõe como sistema o armazenamento de energia (LUNA2000) conectado ao inversor monofásico, juntamente com o otimizador fotovoltaico inteligente (SUN2000-450W-P) e garante, além da energia limpa dia e noite, uma eficiência surpreendente de todo o sistema FV, mitigando perdas por sombreamento, sujeira nos módulos, comuns em instalações em telhado (rooftop). Ainda oferece proteção ativa contra arcos elétricos e funcionalidade de desligamento rápido (0V) dos módulos FV em caso de falhas.
O LUNA 2000, bem como os otimizadores FV inteligentes SUN2000-450W-P, já estão disponíveis para venda através do distribuidor exclusivo de soluções fotovoltaicas Huawei no Brasil, WEG Solar.
Novidades para 2021
No primeiro semestre de 2021, a Huawei prevê lançar no País um sistema de armazenamento para aplicações comerciais e industriais, incluindo para grandes usinas de geração centralizada. “Estamos em discussões com clientes, parceiros e entidades de classe no Brasil, para entender as alternativas mais vantajosas de uso de baterias e como se dará a regulamentação para inserção de tecnologias de armazenamento de energia. Alguns projetos-piloto no Brasil já estão em avaliação, com base na experiência adquirida em pilotos realizados recentemente na China. Estamos em conversas com uma universidade local de referência, para fazer um laboratório de pesquisa e desenvolvimento (P&D) incluindo baterias, um P&D para energia solar no Brasil”, complementa Quanling Wang.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.