book_icon

Google lança chamadas verificadas para combater golpes telefônicos

Esta opção funciona com as empresas que se cadastraram para fazer parte deste programa e suas chamadas aparecerão como verificadas nos dispositivos dos clientes
Google lança chamadas verificadas para combater golpes telefônicos

De acordo com o Eset Security Report, 60% das empresas da América Latina afirmam que sua principal preocupação é o acesso indevido à informação, seguido por roubo de informações (55%) e infecção com códigos maliciosos (53%). Mas como se evita que os mesmos usuários sejam aqueles que fornecem informações confidenciais, durante a pandemia os casos de vishing (uma farsa para o roubo de informações sensíveis que usa a metodologia VoIP – voice over IP) aumentaram consideravelmente. A Eset, empresa que atua em detecção proativa de ameaças, analisa a implementação das chamadas verificadas para combater golpes telefônicos.

Durante a pandemia os casos de vishing (uma farsa para o roubo de informações sensíveis que usa a metodologia VoIP – voice over IP) aumentaram consideravelmente  

Recentemente, o Google anunciou uma nova funcionalidade no Android que visa evitar spam e fraude no telefone e, ao mesmo tempo, ajudar empresas legítimas a transmitir maior confiança e segurança aos clientes. A partir desta nova função, os usuários que têm o aplicativo Google Phone configurado como padrão para gerenciar chamadas em seus dispositivos, além de confirmar que se trata de uma fonte verificada – por meio de uma marca azul -, verão o nome na tela e uma breve descrição do motivo da chamada.
Esta opção funciona com as empresas que se cadastraram para fazer parte deste programa e suas chamadas aparecerão como verificadas nos dispositivos dos clientes. As empresas que desejam fazer parte desta iniciativa e que estão nos países com cobertura (Estados Unidos, México, Brasil, Espanha ou Índia) devem se comunicar para realizar chamadas verificadas.
“Os ataques de vishing aumentaram durante a pandemia. O uso dessa técnica de engenharia social para enganar os usuários por meio de chamadas telefônicas que se fazem passar por uma empresa ou instituição tem sido muito ativo. Nos Estados Unidos, agências alertaram em agosto sobre o aumento desse tipo de ataque, aproveitando o fato de que muitas pessoas estão em teletrabalho. Na América Latina também estão aproveitando esta situação onde, durante vários meses, foram registrados casos de golpes telefônicos em que se fazem passar por organizações como a Administração Nacional da Previdência Social (ANSES) ou instituições bancárias para roubar dados pessoais e dinheiro”, comenta Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da Eset América Latina.
“É importante estar ciente das ameaças mais recentes para levar em consideração as medidas de proteção necessárias, tanto em empresas quanto para usuários domésticos. A educação é fundamental para manter a segurança dos dados: ter senhas fortes, atualizar sistemas, ter uma solução de segurança em todos os dispositivos e estar atento às informações que disponibilizamos online, ajuda-nos a desfrutar da Internet com segurança”.
A Eset tem várias alianças de segurança com o Google, incluindo a integração do Chronicle, a divisão em nuvem do Google, e a incorporação do mecanismo da Eset no Google Chrome Cleanup, a ferramenta de segurança do Google Chrome contra ameaças potenciais. Além disso, a empresa participa da aliança Google App Defense como membro fundador, onde traz seus recursos de detecção e soluções de segurança aprimoradas para o ecossistema Android e lidera as pesquisas necessárias para tornar o Google Play um site mais seguro.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.