book_icon

O desenvolvimento nativo é acelerado com novas ferramentas

Rad Studio 10.4 Sydney chega ao mercado com recursos adicionais que melhoram a experiência e a produtividade de desenvolvedores Delphi e C++ que trabalham com milhões de linhas de código
O desenvolvimento nativo é acelerado com novas ferramentas

O desenvolvimento mobile ganhou força nos últimos anos com o avanço da IoT e os aparelhos ultra conectados. Por outro lado, aplicativos desktop ainda são essenciais, principalmente para empresas e indústrias. Assim, ser capaz de criar aplicações nativas que rodem em múltiplas plataformas e sistemas operacionais é um grande diferencial para qualquer desenvolvedor. A boa notícia é que novas tecnologias estão chegando no mercado para contribuir com a produtividade dos desenvolvedores, favorecendo também usuários finais, que passam a contar com aplicações mais leves, que rodam em seus vários dispositivos, consomem menos memória e apresentam um melhor desempenho.
A Embarcadero, divisão da Idera, fornecedora de ferramentas para desenvolvimento de aplicativos multiplataforma, acaba de lançar o RAD Studio 10.4 Sydney, incluindo o Delphi e o C++ Builder. Entre os destaques da nova versão está o Code Insight baseado em  Language Server Protocol – LSP, que permite padronizar a comunicação entre processos do RAD Studio Code Editor e o servidor de linguagem Delphi. O recurso ajuda o desenvolvedor a acelerar a conclusão do código, identificar erros com mais precisão e reduzir a memória necessária para analisar grandes projetos com milhões de linhas de código.
Outro destaque vai para os quesitos qualidade e desempenho. No total, foram realizadas mais de 1 mil melhorias até chegar na nova versão. O gerente de produto sênior da Embarcadero, Marco Cantu, chamou o lançamento de “atualização mais significativa já feita para o RAD Studio em anos”. A versão Sydney proporciona aprimoramentos significativos para Windows 10 Visual Componente Library – VCL, desenvolvimento multi dispositivo e para a produtividade do desenvolvedor, que otimiza o desempenho do aplicativo, enquanto reduz o tempo gasto no desenvolvimento e manutenção do código.

O RAD Studio 10.4 também adiciona novo suporte a registros personalizados gerenciados para tipos de registros Delphi. A linguagem Delphi permite tipos de registros mais complexos e recursos semelhantes a classe que pode incluir propriedades e métodos (incluindo construtores), propriedades de classe, métodos de classe, campos de classe e tipos aninhados 

Sua premiada VCL para Windows 10 recebeu importantes atualizações e ganhou novo suporte de alta DPI para aplicativos personalizados. Agora, os desenvolvedores podem usar vários estilos de VCL em diferentes formas, em um único aplicativo ou em diferentes controles visuais no mesmo formulário. Isso inclui suporte por estilo, usando qualquer elemento com o tema padrão da plataforma, e permite que os desenvolvedores usem controles não personalizados de terceiros em um aplicativo VCL personalizado. Recursos adicionais incluem integração com o navegador Edge da Microsoft, baseado no Chromium, e compiladores e depuradores C++ expandidos para Windows 10.
“Estamos empenhados em manter o RAD Studio a ferramenta de desenvolvimento de aplicativos nativa mais produtiva e de alto desempenho. A versão 10.4 reforça principalmente nossa liderança tecnológica no desenvolvimento nativo para desktops em Windows”, afirma Atanas Popov, general Manager da Embarcadero Technologies.
O RAD Studio 10.4 também adiciona novo suporte a registros personalizados gerenciados para tipos de registros Delphi. A linguagem Delphi permite tipos de registros mais complexos e recursos semelhantes a classe que pode incluir propriedades e métodos (incluindo construtores), propriedades de classe, métodos de classe, campos de classe e tipos aninhados. Os registros gerenciados sob encomenda permitem que os desenvolvedores personalizem como os registros são criados, copiados e destruídos, escrevendo o código a ser executado em cada uma dessas etapas.
Além disso, o gerenciamento de memória Delphi agora é unificado em plataformas móveis, desktop e servidor, usando a implementação clássica do gerenciamento de memória de objeto. Comparado à contagem de referência automática (ARC), oferece melhor compatibilidade com o código existente e uma codificação mais simples para componentes, bibliotecas e aplicativos para usuário final.
“Ao mesmo tempo em que percebemos um aumento da popularidade do Delphi, apresentamos novos recursos para a linguagem que permitem que os desenvolvedores criem aplicativos conectados entre plataformas com um esforço de codificação significativamente menor. Melhorar a produtividade e a escalabilidade do Delphi é e sempre será a prioridade do produto”, disse Cantu.
A versão 10.4 continua oferecendo suporte ao desenvolvimento de vários dispositivos com aprimoramentos do FireMonkey, incluindo a implementação do suporte de driver Metal 2 GPU para macOS e iOS, atualizações da API da Apple, atualizações da API do Windows, integração aprimorada do FMXLinux para as edições Enterprise e Architect e muito mais.
Por fim, outra novidade da IDE é o instalador unificado para instalações on-line e off-line usando o gerenciador de pacotes GetIt da Embarcadero, que permite que os usuários selecionem um conjunto inicial de recursos do RAD Studio para instalar, adicionar ou remover a qualquer momento, por meio de uma conexão à Internet ou imagem ISO.
Serviço
www.embarcadero.com/br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.