book_icon

Infosys reformula escritório e protocolos na retomada do trabalho presencial

A companhia definiu um plano de ação seguindo as orientações dos governos e órgãos de saúde e aplicou pesquisas internas para definir o melhor formato de trabalho de acordo com as necessidades dos times
Infosys reformula escritório e protocolos na retomada do trabalho presencial

A Infosys, empresa global em serviços digitais, tem planejado o retorno dos colaboradores aos escritórios no Brasil e ao redor do mundo de maneira gradual, efetiva e segura. A companhia definiu um plano de ação seguindo as orientações dos governos e órgãos de saúde e aplicou pesquisas internas para definir o melhor formato de trabalho de acordo com as necessidades dos times. Com isso, foi determinado que grande parte das equipes seguirá em home office e o escritório passou por reformas para receber aqueles que precisam e/ou preferem retornar às atividades presenciais. Uma das principais iniciativas para garantir a proteção dos colaboradores foi o desenvolvimento de um aplicativo que monitora os sintomas da Covid-19 e a exposição das pessoas a situações de risco, atuando, assim, na manutenção do ambiente seguro e controlado.
Entre as modificações no espaço físico dos escritórios, houve a realocação dos postos de trabalho, respeitando o distanciamento mínimo de dois metros, e, também, foram instalados painéis de acrílico entre as baias e dispensers de álcool em gel em todas as mesas e locais de circulação para garantir a sanitização contínua. Os colaboradores recebem, ainda, comunicados recorrentes contendo as principais orientações de saúde e devem assinar um termo de autodeclaração de segurança para que possam retornar ao ambiente de trabalho compartilhado.

As próximas fases e diretrizes serão definidas de maneira gradual a partir dos resultados apresentados nos meses seguintes  

“Nossos colaboradores são nossos principais ativos, por isso colocamos sua segurança em primeiro lugar em todas as estratégias e decisões da companhia. Sem dúvida, o trabalho remoto segue sendo a principal opção para manter a continuidade das operações. Contudo, precisávamos rever algumas áreas que dependem do suporte físico. Dessa forma, elaboramos um plano minucioso e contamos com a tecnologia para monitorar qualquer suspeita ou risco”, afirma Claudio Elsas, country manager da Infosys Brasil.
A retomada irá abranger todos escritórios da companhia em São Paulo, Rio de Janeiro, Araraquara e Nova Lima e será implementado em quatro fases. Na primeira, retornarão os colaboradores essenciais das área de suporte de TI e equipamentos. Entre outras medidas adotadas, o número de funcionários em cada escritório não ultrapassará a margem de 25% da capacidade do espaço (25 a 30 pessoas). As próximas fases e diretrizes serão definidas de maneira gradual a partir dos resultados apresentados nos meses seguintes. Mesmo com a determinação do fim da pandemia, a maioria dos times deve permanecer em trabalho remoto.
Para que todos os protocolos de saúde e segurança sejam cumpridos, cada colaborador precisa registrar seus dados em um questionário via aplicativo, que é avaliado pelos gestores para que a liberação de acesso ao escritório seja concedida. Em caso de suspeita ou diagnóstico da doença, será efetivado um plano para afastar o funcionário e rastrear todos os seus contatos a fim de evitar contaminações.
Além das normas estabelecidas pelo governo federal, estados e municípios, todo o processo de retomada da Infosys Brasil está alinhado aos planos e diretrizes da matriz, na Índia, e de outras filiais. “Este é um período em que tudo vem sendo reavaliado. Felizmente, nosso clientes e colaboradores reagiram bem e tiveram bons resultados em relação ao trabalho remoto. Por isso, idealizamos um modelo de trabalho híbrido a ser implementado nos próximos meses para alavancar a eficiência e garantir a segurança a todos”, finaliza Elsas.
Operações da Infosys na América Latina
A Infosys é uma multinacional indiana, presente em 45 países, que atua em parceria com grandes corporações no desenvolvimento e implementação de projetos globais de transformação digital. Na América Latina, está presente, desde 2007, no Brasil, no México, na Argentina, no Chile e no Peru, com escritórios e centros de entrega, em cidades estratégicas, com o objetivo de manter a qualidade e a agilidade na oferta de soluções e serviços.
A região é estratégica no projeto de expansão global da companhia, sendo o Brasil o ponto focal na América Latina. Atualmente, há 49 vagas de trabalho abertas, em todo o País, voltadas ao segmento de computação em nuvem e DevOps. Suas ofertas são orientadas ao desenvolvimento de aplicações e produtos, serviços de consultoria, soluções de infraestrutura de TI e BTO. A empresa se destaca pela alta expertise em implantação de projetos SAP em setores como mineração, varejo, logística, manufatura, serviços financeiros, entre outros.
Serviço
https://lnkd.in/gFdTz3Q

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.