A Infosys, empresa global em serviços digitais, tem planejado o retorno dos colaboradores aos escritórios no Brasil e ao redor do mundo de maneira gradual, efetiva e segura. A companhia definiu um plano de ação seguindo as orientações dos governos e órgãos de saúde e aplicou pesquisas internas para definir o melhor formato de trabalho de acordo com as necessidades dos times. Com isso, foi determinado que grande parte das equipes seguirá em home office e o escritório passou por reformas para receber aqueles que precisam e/ou preferem retornar às atividades presenciais. Uma das principais iniciativas para garantir a proteção dos colaboradores foi o desenvolvimento de um aplicativo que monitora os sintomas da Covid-19 e a exposição das pessoas a situações de risco, atuando, assim, na manutenção do ambiente seguro e controlado.
Entre as modificações no espaço físico dos escritórios, houve a realocação dos postos de trabalho, respeitando o distanciamento mínimo de dois metros, e, também, foram instalados painéis de acrílico entre as baias e dispensers de álcool em gel em todas as mesas e locais de circulação para garantir a sanitização contínua. Os colaboradores recebem, ainda, comunicados recorrentes contendo as principais orientações de saúde e devem assinar um termo de autodeclaração de segurança para que possam retornar ao ambiente de trabalho compartilhado.
“Nossos colaboradores são nossos principais ativos, por isso colocamos sua segurança em primeiro lugar em todas as estratégias e decisões da companhia. Sem dúvida, o trabalho remoto segue sendo a principal opção para manter a continuidade das operações. Contudo, precisávamos rever algumas áreas que dependem do suporte físico. Dessa forma, elaboramos um plano minucioso e contamos com a tecnologia para monitorar qualquer suspeita ou risco”, afirma Claudio Elsas, country manager da Infosys Brasil.
A retomada irá abranger todos escritórios da companhia em São Paulo, Rio de Janeiro, Araraquara e Nova Lima e será implementado em quatro fases. Na primeira, retornarão os colaboradores essenciais das área de suporte de TI e equipamentos. Entre outras medidas adotadas, o número de funcionários em cada escritório não ultrapassará a margem de 25% da capacidade do espaço (25 a 30 pessoas). As próximas fases e diretrizes serão definidas de maneira gradual a partir dos resultados apresentados nos meses seguintes. Mesmo com a determinação do fim da pandemia, a maioria dos times deve permanecer em trabalho remoto.
Para que todos os protocolos de saúde e segurança sejam cumpridos, cada colaborador precisa registrar seus dados em um questionário via aplicativo, que é avaliado pelos gestores para que a liberação de acesso ao escritório seja concedida. Em caso de suspeita ou diagnóstico da doença, será efetivado um plano para afastar o funcionário e rastrear todos os seus contatos a fim de evitar contaminações.
Além das normas estabelecidas pelo governo federal, estados e municípios, todo o processo de retomada da Infosys Brasil está alinhado aos planos e diretrizes da matriz, na Índia, e de outras filiais. “Este é um período em que tudo vem sendo reavaliado. Felizmente, nosso clientes e colaboradores reagiram bem e tiveram bons resultados em relação ao trabalho remoto. Por isso, idealizamos um modelo de trabalho híbrido a ser implementado nos próximos meses para alavancar a eficiência e garantir a segurança a todos”, finaliza Elsas.
Operações da Infosys na América Latina
A Infosys é uma multinacional indiana, presente em 45 países, que atua em parceria com grandes corporações no desenvolvimento e implementação de projetos globais de transformação digital. Na América Latina, está presente, desde 2007, no Brasil, no México, na Argentina, no Chile e no Peru, com escritórios e centros de entrega, em cidades estratégicas, com o objetivo de manter a qualidade e a agilidade na oferta de soluções e serviços.
A região é estratégica no projeto de expansão global da companhia, sendo o Brasil o ponto focal na América Latina. Atualmente, há 49 vagas de trabalho abertas, em todo o País, voltadas ao segmento de computação em nuvem e DevOps. Suas ofertas são orientadas ao desenvolvimento de aplicações e produtos, serviços de consultoria, soluções de infraestrutura de TI e BTO. A empresa se destaca pela alta expertise em implantação de projetos SAP em setores como mineração, varejo, logística, manufatura, serviços financeiros, entre outros.
Serviço
https://lnkd.in/gFdTz3Q
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo