book_icon

Dell investe para ter embalagens 100% sustentáveis

Estratégia da empresa inclui o uso de materiais como bambu, fungos, resíduos de fibra de carbono e até mesmo a produção de embalagens com plásticos recolhidos dos oceanos
Dell investe para ter embalagens 100% sustentáveis

Do design ao descarte, a Dell preocupa-se em aplicar ativamente o conceito de sustentabilidade ao ciclo de vida dos produtos e serviços da marca. Por isso, tornou-se uma das empresas que mais investe em inovação para a criação de embalagens sustentáveis, com o objetivo de atingir a meta de produzi-las sem resíduos ecológicos até 2020.

Até 2020, a empresa pretende ter embalagens que não gerem resíduos ecológicos

“O futuro requer uma mudança de mentalidade em torno da criação de valor, e são necessários novos tipos de colaboração em prol da sustentabilidade. Na Dell, estamos comprometidos em tomar decisões mais inteligentes sobre os materiais que utilizamos em nossos produtos, do início ao final do ciclo. Assim, passamos a usar materiais inovadores e sustentáveis e a evitar aqueles que possam ter efeitos prejudiciais no ecossistema”, afirma Luis Gonçalves, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral da Dell EMC Brasil Commercial.

Desta forma, a estratégia da Dell de elaborar produtos adequados ao meio ambiente visa minimizar a quantidade de material necessário; procurar fontes de materiais sustentáveis sempre que possível; substituir, modificar ou eliminar materiais sensíveis (com base no princípio de precaução), e projetar maneiras de facilitar a recuperação de materiais, uma vez que seu ciclo de vida tenha sido concluído. Essa mesma estratégia se estende por toda a cadeia de suprimentos da Dell e é aplicada globalmente.

Com este compromisso, a Dell passou a utilizar materiais reciclados em seus produtos, que vão desde garrafas d’água recicladas até caixinhas de CD. Isso permitiu que a empresa pudesse implementar, em 2014, o primeiro processo de ciclo fechado certificado na indústria para a fabricação de um computador, retirando os plásticos dos resíduos eletrônicos que a empresa recupera, e então fundindo, misturando e moldando em partes de novos produtos.

Desde então, a Dell concentrou seus esforços para o uso de plásticos reciclados tradicionais e de circuito fechado, a fim de atingir um objetivo: a utilização de 45 mil toneladas desses materiais sustentáveis no período 2013-2020.

Além disso, a empresa tem recuperado fibra de carbono da sucata provinda de vários setores. Isso permite que, ao invés de despejado em aterros, o material seja usado para produzir equipamentos leves e agradáveis ao toque.

As iniciativas da Dell, no entanto, vão além do processamento e uso adequado de materiais. A empresa criou também o programa ERG Planet (Employee Resource Group), que dá aos colaboradores da Dell a oportunidade de atuar na área de sustentabilidade, participando de ações em organizações comunitárias que apoiam a limpeza, plantio de árvores, campanhas de reciclagem, entre outros. O programa já conta com 9 mil membros em todo o mundo.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.