book_icon

Redes Inteligentes em Painéis de Distribuição

Otimizar o equilíbrio entre a demanda e o fornecimento de energia e integrar energias mais distribuídas e renováveis são objetivos das redes inteligentes
Redes Inteligentes em Painéis de Distribuição

empresa de energiaAs informações em tempo real sobre energia elétrica fornecidas pelo sistema de smart grid fazem com que os dados obtidos orientem, de forma objetiva, o fornecimento, armazenamento, consumo e transação de energia elétrica. A indústria elétrica hoje é considerada uma das mais conservadoras no que diz respeito ao aprimoramento de tecnologias, como no caso de painéis de alta e média tensão.
A tecnologia leva um tempo para se atualizar nesse ramo industrial, acontece pelo menos a cada dez anos. E os painéis de alta e média tensão tem um ciclo de vida em média, de até 40 anos, apresentando-se como forma viável de arquitetura para redes ortodoxas e centralizadas de transmissão e distribuição (T&D) de energia. Os operadores de T&D precisam de estabilidade, e é por isso que muitas vezes hesitam em empregar inovações tecnológicas. A manutenção e o reparo de dispositivos de com ciclo longo de vida, são mais fáceis para as equipes de serviço se a mudança na tecnologia for mínima.

As smart grids têm dois objetivos principais: otimizar o equilíbrio entre a oferta e a demanda de energia e integrar energias mais distribuídas e renováveis 

Então, para experimentar os benefícios das redes inteligentes “smart grids” disponíveis hoje, a indústria elétrica precisa de uma nova percepção acerca de painéis de distribuição. as Na era dos smart grids os painéis elétricos precisam ser mais “digitalmente inteligente”, flexíveis, compactos e capazes de suportar ambientes adversos.
As smart grids têm dois objetivos principais: otimizar o equilíbrio entre a oferta e a demanda de energia e integrar energias mais distribuídas e renováveis.
Para atender a esses objetivos é necessária uma tecnologia digital que permita a comunicação bidirecional entre a concessionária e seus clientes, e entre dispositivos ao longo da rede de transmissão e distribuição e o centro de operações da rede. Mas muitos dos equipamentos atualmente instalados, incluindo os painéis de alta e média tensão, permitem apenas um fluxo unilateral simples de comunicação válido para a produção de energia centralizada.
Embora os princípios de um painel de distribuição permaneçam fundamentalmente os mesmos, a tecnologia está evoluindo, bem como a maneira de otimizá-la para a rede elétrica inteligente. As características básicas da tecnologia de um smart grid são: presença de mais disjuntores na rede (substituindo interruptores manuais); implementação de tecnologia digital para mais controle e monitoramento remoto; sensores de baixo consumo e medidores digitais que intensificam o controle e o monitoramento.
Arquitetura modular
 À medida que as redes inteligentes surgem, a tecnologia cria serviços capazes de visualizar, medir e controlar as funções ao longo da rede. O controle remoto, que depende da inteligência digital, pode otimizar a manutenção e evitar visitas presenciais dispendiosas de serviço de campo.
Com o aumento das fontes de energia renováveis e distribuídas introduzidas nas redes inteligentes, o monitoramento e a medição desses dados se tornarão vitais para equilibrar a oferta e a demanda.
Em virtude do rápido crescimento da demanda por eletricidade nos países em desenvolvimento espera-se que o mercado de painéis de média tensão apresente uma oportunidade para novos players nos próximos anos. Ao mesmo tempo, players de renome provavelmente manterão forte domínio no mercado internacional de painéis de média tensão.
Na Schneider, acreditamos que o acesso à energia e ao mundo digital é um direito humano básico. Empoderamos as pessoas para fazerem mais com menos, garantindo que Life Is On seja realidade em todos os lugares, para todos, em todos os momentos. Fornecemos soluções digitais de energia e automação para mais eficiência e sustentabilidade.
Serviço
www.se.com/br
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.