Depois de uma investigação de 16 meses, um relatório do Subcomitê Antitruste do Judiciário do Congresso norte-americano concluiu que Amazon, Apple, Facebook e Google desfrutam de poder de monopólio e sugere mudanças na legislação antitruste, que poderiam resultar na separação de partes dos negócios dessas empresas. Se isso for aprovado, o Google seria, por exemplo, forçado a se desfazer do YouTube e o Facebook do Instagram e do WhatsApp.
A resposta da Amazon veio em seu blog, em um longo texto que não foi assinado, mas segue a mesma linha defendida pelo CEO Jeff Bezos quando foi sabatinado pelos deputados no fim de julho. Segundo o texto, é natural que grandes organizações de sucesso atraiam a atenção de órgãos reguladores, o que é positivo, mas a presunção de que o sucesso só pode ser o resultado de um comportamento anticompetitivo é simplesmente errada.
Para a Amazon, se esse pensamento errado prevalecer, forçará milhões de varejistas independentes a abandonar as lojas online, privando, assim, essas pequenas empresas de uma das formas mais rápidas e lucrativas para atender seus clientes. Para os consumidores, o resultado seria menos opções de escolha e preços mais altos. Longe de aumentar a competição, essas noções desinformadas a reduziriam.
A empresa também rechaça a ideia de que detém um monopólio. Segundo ela, o mercado de varejo global é surpreendentemente grande e extraordinariamente competitivo. A Amazon responde por menos de 1% do varejo global de US$ 25 trilhões e menos de 4% do varejo nos Estados Unidos. Ao contrário de setores em que o vencedor leva tudo, o varejo tem amplo espaço para muitos vencedores. Por exemplo, mais de 80 varejistas, só nos EUA, ganham mais de US $ 1 bilhão em receita anual. A Amazon nem mesmo é a maior varejista dos EUA (as receitas do Walmart são mais do que o dobro da Amazon). Ela concorre com empresas grandes e estabelecidas, como Target e Costco, além de outros nomes conhecidos, como Kroger em supermercados, Home Depot em reformas domésticas e Best Buy em eletrônicos.
A Amazon também enfrenta a concorrência do Google Shopping, Facebook e modelos diretos ao consumidor, como o Shopify. E o varejo é extremamente fragmentado. Nos EUA, as cinco maiores empresas bancárias representam 39,1% dos depósitos; as cinco principais companhias aéreas respondem por 71,7% da receita do setor; e as cinco principais redes de telefonia móvel dominam 95,6% do mercado. No varejo, por outro lado, as cinco principais lojas (Walmart, Amazon, Costco, Walgreens e Kroger) representam apenas 19,9% da receita do setor.
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