book_icon

Os impactos de uma arquitetura de TI aliada à sobrevivência da empresa

Compreenda como a arquitetura de TI vem repaginando as corporações e reestruturando negócios
Os impactos de uma arquitetura de TI aliada à sobrevivência da empresa

A área da tecnologia está dominando cada vez mais espaços, promovendo a digitalização dos serviços e a potencialização dos resultados. Nesse sentido, a arquitetura de TI tem auxiliado o processo e organizado ações corporativas para inúmeras áreas, inclusive no campo dos negócios.
“A arquitetura de TI usa a tecnologia para planejar, estruturar e colocar em prática ações que possam construir soluções para um tipo de negócio ou determinada empresa”, explica Thiago Ortega, gerente de Arquitetura e Escritório de Projetos da Nextios, unidade de negócios da Locaweb.

Esses profissionais desenvolvem o papel de construtores, acompanham as necessidades do cliente para entender os desafios, planejar, executar as soluções e acompanhar a produção

Segundo ele, o arquiteto de TI busca fazer os negócios se adaptarem às novas formas de interações, de trabalho e consumo de uma maneira geral. Esses profissionais desenvolvem o papel de construtores, acompanham as necessidades do cliente para entender os desafios, planejar, executar as soluções e acompanhar a produção. Esse é um caminho para garantir maior eficiência para as empresas.
São inúmeros os processos que um negócio precisa reavaliar e reinventar para conseguir se adaptar às mudanças do mercado. E a arquitetura de TI pretende facilitar esse caminho. “É fundamental analisar o melhor sistema a ser implementado na sua empresa, pensar na manutenção dos serviços, na segurança dos dados ou no armazenamento das informações internas. E o que fazemos é pensar nas soluções através da tecnologia. Por isso, o arquiteto de TI traz a saída tecnológica que melhor se encaixa no que você procura desenvolver na sua empresa”, completa Ortega.
Assim, essa tem sido uma nova perspectiva implementada em corporações que busca otimizar os processos operacionais e sua forma de atuação. O mercado dos negócios já tem se movimentado para essas mudanças e, além disso, reconhece que é preciso contar com a melhor estrutura para garantir uma boa operação e, consequentemente, a satisfação do cliente final.
Para Ortega, “é preciso ter conhecimento sobre a área de negócios, os caminhos dos processos de cada empreendimento, saber lidar com o cliente e se comprometer com a entrega. Nós visamos oferecer o melhor serviço. A partir do programa de provedores de serviços gerenciados (MSP) da AWS, Amazon Web Services, temos a garantia para construções de soluções completas aos clientes. Auxiliamos aos nossos clientes a resolver suas necessidades de negócio complexas em qualquer fase de sua jornada de adoção da Nuvem”. Quando se trata da arquitetura de TI, o importante é expandir a ideia de Cloud Privada e Cloud Pública (Híbrido). “Não se trata de colocar seu armazenamento na nuvem a qualquer custo, isso requer a leitura de quais serviços irão garantir essa eficiência”, completa ele.
Realizar essa mudança de forma competente é fundamental, e com esse objetivo, é preciso recorrer a serviços confiáveis. A utilização do modelo AWS Well-Architected Framework proporciona auxílio aos arquitetos de nuvem a ter a infraestrutura exigida com segurança, confiabilidade, eficiência, excelência operacional com o menor custo possível de utilização dos serviços AWS, impactando diretamente nos processos empresariais. Ter um quadro de funcionários tecnicamente preparado e com habilidades na área da construção, execução e qualidade dos projetos, viabiliza os efeitos positivos na área dos negócios.
Além da digitalização, a arquitetura de TI traz impacto direto nos avanços da construção da nova tecnologia e das novas referências no mercado. A partir disso, criam-se novas formas de construir o âmbito dos negócios e, também, reformular os procedimentos de trabalho.
Serviço
www.nextios.com.br
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.