O Grupo DB1, formado por empresas brasileiras de tecnologia com escritórios no Brasil, Argentina e Estados Unidos, anuncia a versão 2.0 do projeto interno Mestre dos Códigos que, baseado em conceitos de gamificação, busca incentivar desenvolvedores de software a aprimorar o aprendizado técnico, e consequentemente, obter crescimento dentro da empresa e da área em que atuam.
A gamificação usa técnicas motivacionais geradas por dados e aplicadas a contextos não relacionados a jogos, permitindo a criação de ferramentas de engajamento por meio de três elementos principais: motivação, dados e interação.
Atividades práticas atestam o nível de conhecimento
O Mestre dos Códigos foi incialmente influenciado pelo Guia de Especialidade dos Escoteiros, que usam distintivos de acordo com as especialidades adquiridas.
O game com inspiração medieval oferece um conjunto de atividades práticas em desenvolvimento de software que atesta os níveis de conhecimento dos colaboradores do grupo nos chamados Territórios, que englobam Análise de Negócios, Arquitetura de Software e Segurança da Informação, além das linguagens de desenvolvimento .Net, Delphi, Frontend, Java, PHP e SQL.
No game, o aventureiro escolhe um território de conhecimento para se tornar Mestre. Ele precisa passar por algumas missões, divididas em três níveis de dificuldade: escudeiro, cavaleiro e, por fim, mestre. A cada nível concluído, o aventureiro deverá enfrentar o grande desafio, encarando os mestres, para validar seu aprendizado.
Game vinculado ao PDI
De acordo com Victor Cobo, diretor de Gestão de Pessoas do Grupo DB1, “o programa Mestre dos Códigos foi criado de desenvolvedor para desenvolvedor e é um projeto muito bonito. No formato Gamificado, as pessoas se sentem desafiadas a abraçar novas tecnologias e se desenvolver em novos territórios. Para a empresa, o projeto permite desenvolvimento técnico de cada colaborador e atesta reconhecimento podendo ser usado em PDIs (Plano de Desenvolvimentos Individual) e avaliações de desempenho”.
Desde 2017, o Mestre dos Códigos distribuiu 40 cordões e mais de 30 Pins ou insígnias. O sucesso do game foi tão grande, que colaboradores de outras áreas se interessaram em aprender mais sobre desenvolvimento de software.
“O Mestre dos Códigos é uma combinação perfeita de gamificacão e o desenvolvimento de habilidades técnicas. Além disso, é uma excelente oportunidade para conhecer e expandir o conhecimento em outras linguagens de forma prática, objetiva e intuitiva. Para profissionais que, como eu, amam desafios, esse projeto vem de encontro com todas as expectativas”, explica André Luis Celestino, Desenvolvedor Sênior na DB1.
Serviço
www.mestredoscodigos.com.br
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo