book_icon

TCS e Fieb capacitam alunos da rede pública em TI

Iniciativa é fundamental para garantir a mão-de-obra no futuro, já que o Brasil pode chegar em 2020 com um déficit de até 408 mil profissionais de TI, segundo dados da Softex
TCS e Fieb capacitam alunos da rede pública em TI

A Tata Consultancy Services  (TCS), empresa de soluções de negócios, consultoria e serviços de TI, firmou uma parceria com a Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri) para capacitar cerca de 200 alunos da rede pública entre 16 e 20 anos, com o objetivo de prepará-los para trabalharem no mercado de Tecnologia da Informação (TI).

Brasil é o que apresenta a maior deficiência de profissionais de TI em todo o continente

O projeto, chamado GoIT, vai abordar em 13 palestras temas como as tendências de tecnologia no mercado e conceitos como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, aplicativos e mobilidade. Os alunos inscritos são selecionados a partir das notas e participarão dos processos seletivos da TCS para identificar futuros talentos.

A iniciativa também inclui edições especiais como o Girls in Tech, que consiste em workshops específicos para incentivar a participação de mulheres na área; a Hora do Código, voltada para o ensino da linguagem de programação simples; além de uma edição de Hackthon, para testar o conhecimento na prática.

O projeto vem ao encontro da demanda do mercado por profissionais de TI. Segundo dados da Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), o Brasil pode chegar em 2020 com um déficit de até 408 mil profissionais de TI. Já a organização Code.org prevê que, no mesmo período, 1,4 milhão de vagas sejam abertas em todo o mundo, mas apenas 400 mil delas serão preenchidas. O País é o que apresenta a maior deficiência em todo o continente, o que representa um desafio para as empresas do setor de tecnologia que estão em constante crescimento na região.

O termo de parceria foi assinado por Marcelo Wurmann, CEO da TCS para América Latina; Tushar Parikh, Country Head da TCS Brasil; Parameswaran R., Head de Recursos Humanos da TCS Brasil; Luiz Antonio Ribeiro, Superintendente da Fieb e Rubens Furlan, prefeito de Barueri.

As aulas são ministradas de forma voluntária por executivos da TCS, que além de explorar as áreas de conhecimento da TI, abordam as diversas possibilidades desse campo de atuação, dão dicas de sites e instituições para buscar conhecimento e contam sua própria trajetória de aprendizado no setor.

“Essa parceria é muito importante para nós, pois queremos investir nos nossos jovens por meio de uma educação de excelência e ensino qualificado. Além do benefício imediato, isso transforma os nossos estudantes”, comenta Furlan, prefeito da cidade.

Luiz Antonio Ribeiro, superintendente da Fieb, explica que vivemos um momento de reestruturação e foco no ensino técnico. “Essa colaboração vem somar com nossos objetivos e propósitos. É a parceria mais importante que poderíamos firmar”, analisa.

Já Marcelo Wurmann, CEO da TCS para América Latina, avalia que a TCS tem um olhar voltado para a educação dos jovens e se empenha em participar da formação dos profissionais do futuro. Tushar Parikh, Country Head da TCS Brasil, completa que a preocupação com a formação de profissionais completos é uma das prioridades da empresa. “Essa é uma das ações de capacitação que envolve todos os setores da empresa e conta com a mobilização dos colaboradores. Esperamos que seja o começo de uma longa trajetória de cooperação”, completa o executivo.

E Parameswaran, Head de Recursos Humanos da TCS Brasil, finaliza: “Nós temos muito orgulho desse projeto, que é uma forma de qualificar futuros profissionais, ajudar o mercado e identificar novos talentos. Dentro da TCS temos vários estagiários e jovens aprendizes que cresceram e esperamos encontrar mais alunos interessados em atuar na área”.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.