Um estudo realizado pela Pegasystems, desenvolvedora de software em nuvem, revelou que 76% dos entrevistados vão aumentar seus investimentos em automação inteligente, e 74% concordam que mais eventos externos que tirem temporariamente as pessoas dos locais de trabalho resultarão em mais automação inteligente e investimentos em Inteligência Artificial. Para 76%, as doenças em massa, imprevisíveis e/ou isolamento social irão impulsionar o aumento da demanda de negócios rumo à automação inteligente. Mais da metade (51%) disse que aumentaria o investimento em Inteligência Artificial (IA) e em soluções na nuvem para se proteger contra o impacto nos negócios gerado por futuras pandemias.
Com o título The Future of Work – News perspectives on disruption & transformation, o estudo foi conduzindo pela empresa de pesquisas Savanta, que ouviu mais de 3 mil gerentes globais e equipes de linha de frente em TI para compreender suas ideias sobre o papel da tecnologia no futuro em um cenário de negócios modificado pela pandemia da Covid-19.
O estudo revela que a tecnologia terá um impacto profundo no futuro, com 86% dos entrevistados esperando que ela “mude significativamente” ou produza “muitas mudanças” na forma como as pessoas em suas organizações trabalham nos próximos cinco anos. Nenhum dos entrevistados acredita que a tecnologia não levaria a mudanças durante esse período.
“Os eventos dos últimos meses trouxeram uma luz sobre o importante papel que a tecnologia pode desempenhar, ao permitir a colaboração e práticas de manutenção dos negócios enquanto ocorrem eventos perturbadores”, afirma Don Schuerman, CTO da Pegasystems. “As organizações devem investir em tecnologias transformacionais, como automação inteligente, IA e serviços em nuvem ou, potencialmente, enfrentar consequências ainda piores quando o próximo evento perturbador acontecer”, diz o executivo.
Na pesquisa, 84% dos entrevistados disseram que se sentiriam confortáveis trabalhando ao lado de máquinas inteligentes, com 73% concordando que o termo força de trabalho deve incluir pessoas e máquinas inteligentes. Outros 61% dizem que até mesmo ficariam felizes em serem gerenciados por uma máquina inteligente. Os funcionários também desempenham um papel de liderança na condução do uso da tecnologia como uma força para a mudança no interior das empresas. E 66% dos respondentes disseram que os funcionários estão solicitando melhores tecnologias para aprimorar a forma como trabalham, enquanto que 76% concordaram que o uso crescente da tecnologia está melhorando a satisfação dos colaboradores.
Para 82% dos respondentes, a TI deve fornecer plataformas e sistemas que permitam aos funcionários criar e implementar as próprias soluções de tecnologia. Enquanto isso, mais da metade dos entrevistados (55%) acredita que “todos” ou “a maioria” da força de trabalho em seu setor de atuação precisará desenvolver habilidades na utilização do low-code nos próximos cinco anos.
A ampla maioria, ou seja, 80%, diz que a automação inteligente está ajudando a diminuir a carga de trabalho entre os colaboradores, com mais de um terço (36%) afirmando que economizou entre uma e nove horas de trabalho por semana, durante os últimos dois anos. Quase metade (47%) afirma que está usando esse tempo adicional em atividades mais criativas, como a criação e inovação. E 44% dizem que estão utilizando o tempo adicional para conduzir tarefas de análise e pensamento crítico.
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