book_icon

Jornada do primeiro emprego anuncia sua terceira temporada

Projeto tem como objetivo ajudar jovens a ingressarem no mercado de trabalho pela programação de computadores.
Jornada do primeiro emprego anuncia sua terceira temporada

A Jornada do Primeiro Emprego, projeto encabeçado por João Luiz, analista de sistemas com mais de 31 anos de experiência e professor de programação em um colégio técnico de ensino profissionalizante, anuncia sua terceira temporada.
O projeto é 100% gratuito e tem como objetivo capacitar jovens para ingressarem no mercado de trabalho pela programação de computadores. A terceira temporada terá início em 12 de setembro, com 34 aulas online, transmitidas por todas as redes sociais, aos sábados pela manhã, com três horas de duração.

Surgiu para ajudar jovens e adultos a resolverem o paradoxo da situação de não conseguir emprego por não terem experiência
As inscrições podem ser realizadas pelo WhatsApp. Para participar basta que o jovem tenha conhecimentos básicos de utilização de um computador, como envio de e-mail e pesquisas na internet.
Segundo o Professor João Luiz a idade mínima ideal é 14 anos, mas nada impede que um jovem menor participe, ou mesmo um adulto. “A Jornada do Primeiro Emprego surgiu para ajudar jovens e adultos a resolverem o paradoxo da situação de não conseguir emprego por não terem experiência. Assim, com o conhecimento de programação de computadores eles conseguem participar de processos seletivos. Tudo depende do empenho individual do aluno em aprender a programar. Podem ser jovens ou adultos, o importante é que estejam aptos a participarem de processos seletivos”, destaca Luiz.
O método de ensino é simples e prático, com desafios de programação de diferentes níveis como, por exemplo, desenvolver um programa que simula um caixa eletrônico. Além das aulas semanais, os alunos têm acompanhamento diário, às 19h, por meio do Jornal da Programação, transmitido por todas as redes sociais, quando o Professor João Luiz corrige os programas passados como tarefa e tira dúvidas.
App de gamificação para engajar os alunos
A novidade da terceira temporada é a utilização de um aplicativo de gamificação, desenvolvido pela Open Labs, que irá engajar os alunos por meio de mecânicas e dinâmicas de jogos. O objetivo da utilização do App Gamelabers é melhorar o aprendizado, motivar a resolução dos desafios, além de possibilitar a medição de desempenho dos alunos.
“Utilizando o App Gamelabers, desenvolvido e gentilmente cedido pela Open Labs, conseguiremos motivar os alunos e acompanhar o desempenho e a evolução individualmente. Saberemos, de forma clara, o progresso de cada um pelos níveis de conquistas. Assim, teremos, em tempo real, o ranking dos melhores alunos, com a posição dos que já estão prontos para serem encaminhados para processos de seleção”, explica Luiz.
Apoio de empresas desenvolvedoras de sistemas
Assim como a Open Labs, desenvolvedora de produtos e serviços digitais, cedeu o uso do App Gamelabers, outras empresas desenvolvedoras de sistemas estão colaborando e apoiando o projeto Jornada do Primeiro Emprego aceitando os melhores alunos em seus processos seletivos.
As primeiras a oficializarem esse apoio foram a Triad Systems, empresa de TI e inteligência de dados, e a Open Labs, que estarão convidando os melhores alunos para seus processos seletivos.
“Estamos em contato com várias empresas desenvolvedoras de sistemas para que também convidem nossos melhores alunos a participarem de seus processos seletivos. Assim, fechamos o circuito da capacitação, integração e inserção do jovem no mercado de trabalho”, finaliza o Professor Luiz.
Serviço
As empresas interessadas em apoiar o projeto Jornada do Primeiro Emprego podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]
Inscrições via WhatsApp – (21) 98577-4638

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.