No Brasil, as Notas Fiscais de Serviço eletrônicas são regidas pelos municípios. Isso significa que cada prefeitura tem sua própria padronização para o documento. Para quem trabalha nas empresas e que precisa lidar diariamente com essas notas e variações em cada documento recebido é bastante complicado.
Há um projeto nacional inclusive que prevê essa padronização na emissão das NFSe, contudo, isso ainda não saiu do papel e segue em discussão no Senado. Por conta disso, a Senior Sistemas, empresa referência em tecnologia para gestão, desenvolveu uma solução para realizar o recebimento automatizado das notas de serviços dentro das empresas.
A novidade contribui para agilizar o trabalho dos profissionais que lidam com essa demanda diariamente. Promove a otimização dos processos, eliminação de etapas manuais e o foco fica apenas nas exceções, ou seja, nos casos onde realmente há uma necessidade de interação humana.
“Hoje, quando o cliente vai fazer o lançamento de uma nota fiscal de serviço no ERP, ele precisa lançar diferentes leiautes, de acordo com a regra de cada município, podendo acarretar em muitos erros e tempo perdido”, destaca Marcelo Fernando Klock, Product Owner na Senior.
Atualmente, um colaborador que atua na entrada de notas de serviços, gasta em média 6 minutos por documento, desde a recepção dessa nota por e-mail até a efetivação do lançamento no sistema de ERP. Com a automatização do processo, o recebimento passa a ocorrer automaticamente 24 horas por dia, 7 dias por semana, pois assim que a nota é recebida, a mesma é disponibilizada no ERP para conferência. Além de garantir a veracidade das informações, é estimado um aumento de 90% de produtividade.
Solução levará mais produtividade aos clientes
A solução desenvolvida pela companhia, surgiu através de um pedido realizado pelo Fórum de Produtos, um espaço preparado para receber ideias, sugestões e tendências dos usuários das nossas soluções. Além disso, é uma ferramenta que pode ser integrada tanto em empresas que já possuem o ERP da Senior, como em organizações que possuem outros sistemas, facilitando o acesso à solução e garantindo que qualquer segmento possa contar com essa tecnologia.
Para Arlei Malacarne, Coordenador de Desenvolvimento e Projetos do Grupo Nativa, cliente Senior, essa nova solução facilitará a rotina de quem atua com as notas fiscais de serviço e garantirá mais assertividade às informações.
“Toda automatização de processos impacta em dois pontos principais: tempo de lançamento e confiabilidade da informação. Ao longo do ano temos mais de 4.600 notas fiscais de serviço, levando entre 2 a 3 minutos para se efetuar o lançamento de cada documento de forma manual, isso se tivermos todas informações necessárias disponíveis. Automatizando esse processo, busca-se a redução do tempo gasto pelo colaborador no lançamento desses documentos e a garantia que os valores que estão lançados são os mesmos descritos no arquivo. Isso minimiza possíveis retrabalhos no caso de lançamento com algum valor incorreto”, destaca Arlei.
Segundo ele, a expectativa é que a ferramenta contribua justamente para diminuir a ação do usuário no processo de lançamento manual, liberando-o para analisar de maneira mais crítica os documentos processados.
“Atualmente o colaborador trabalha em torno de 20 horas por mês para efetuar os lançamentos de forma manual, podendo agora reduzir o tempo gasto nessa função para 7 horas mensais”, reforça.
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