book_icon

Cinco maneiras para se tornar um líder do futuro em meio à pandemia

Sempre foi importante se atualizar, mas agora é fundamental

Cinco maneiras para se tornar um líder do futuro em meio à pandemia

Adaptar os conceitos e práticas ao novo normal é uma realidade necessária às corporações. Sempre foi importante se atualizar, mas agora é fundamental! Por isso, Heitor Horiz, CEO da Massimus -especialista em gestão e treinamento Ágil-, aponta cinco maneiras para os profissionais de liderança tornarem-se líderes do século XXI, dicas primordiais para a nova era corporativa.
Comece exercitando a descentralização da tomada de decisões. É fundamental capacitar a equipe, apoiar, remover impedimentos e garantir que todos entendam o grau de autonomia.
Incentive as equipes a terem a perspectiva geral do negócio. Ajude-os a se focar na otimização do fluxo de valor: tudo aquilo que não agrega valor ao produto ou demandas finais é desperdício.

Entenda que há sempre espaço para melhoria. Com passos curtos e validações frequentes, você irá começar a perceber que os seus executivos também têm muito a aprender  

Saia da tática do dia-a-dia para focar-se na estratégia e na melhoria de processos. Não é tão simples assim, mas é necessário dar o primeiro passo. Comece entendendo que as incertezas estarão sempre presentes e não podem ser evitadas. Na resolução de problemas complexos, em ambientes dinâmicos, permitir que as equipes auxiliem na tomada de decisões é sempre a melhor saída. Na dúvida, pergunte às equipes! Crowdsourcing é uma fonte extremamente poderosa de conhecimento.
Esteja aberto para novos aprendizados e experiências. Aqueles que gostam de inovar, que pensam diferente e que ousam soluções novas, geralmente usam uma linguagem um pouco diferente e você pode se sentir em uma Torre de Babel. Tenha a certeza de que falam de tecnologias (ou conceitos) que estão permeando toda a Gestão e que, em breve, você precisará aprender essa língua diferente. Entenda o método científico de tentativa e erro: dê passos curtos e valide os resultados obtidos.
Entenda que há sempre espaço para melhoria. Com passos curtos e validações frequentes, você irá começar a perceber que os seus executivos também têm muito a aprender. Apesar de terem investido muito para chegar onde chegaram, nos últimos 20 anos uma infinidade de novas tecnologias e conceitos surgiram.
“O mundo corporativo de 2020 ainda está preso ao século passado. É necessário realizar uma transformação profunda nas organizações, que só acontece por intermédio de pessoas. A pandemia acelerou esse processo e gerou a necessidade de um novo perfil de líder, o que chamamos de liderança do futuro. Nosso propósito dentro desse contexto é transformar o universo corporativo criando uma nova forma de gestão de negócios: a Nova Administração”.
A Massimus é uma das referências brasileiras quando o assunto é Scrum e Agile. A empresa atua há mais de dez anos no Brasil e no exterior com Transformação Ágil, sendo pioneira em oferecer produtos e serviços de maneira inusitada a executivos e corporações.
São mais de 10 mil profissionais formados e centenas de empresas em todo território nacional, América Latina, Europa, Estados Unidos e Índia. “Nossa missão é humanizar o mundo corporativo e capacitar profissionais através de cursos de Transformação Organizacional nas áreas de gestão de mudanças, gestão executiva, de projetos e produtos”, explica Horiz.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.