A Brasoftware implementou na Odebrecht Engenharia e Construção (OEC) um sistema que permite integrar informações do setor jurídico da empresa com as equipes de vendas. A solução é baseada no sistema de CRM (Customer Relationship Management) Microsoft Dynamics 365 e permite agora uma visão unificada de seus clientes, por diferentes áreas da empresa. A demanda surgiu quando a OEC percebeu que clientes que estavam fechando contratos tinham pendências financeiras e jurídicas com a empresa.
Como a média de valores contratuais é alta no ramo da construção civil, em casos de inadimplências o departamento jurídico é acionado para fazer a cobrança. Esse processo, chamado contencioso cível, é caro e trabalhoso, além de perdurar por muitos anos na Justiça. Entretanto, não é incomum que clientes que tenham pendências financeiras voltem a fazer negócios, solicitando orçamentos, assinando contratos e iniciando uma nova relação comercial.
Diante desse cenário, a OEC identificou a necessidade de adotar uma solução que permitisse integrar as informações do setor jurídico, responsável pelos processos de contencioso, com os dados colhidos pela equipe de vendas, que está na linha de frente das negociações com os clientes. Para atender a essa necessidade, a Brasoftware estruturou um projeto utilizando o Microsoft Dynamics 365, que permite às empresas unificar suas atividades diárias e dados em uma interface comum, segura e interativa.
Através dessa ferramenta, foi possível realizar o cruzamento de dados entre as equipes e garantir um maior aproveitamento e aprimoramento nas relações com clientes e fornecedores. Com as informações geradas, é possível identificar se vale a pena levar o processo para o litígio ou se os valores podem ser renegociados ou mesmo abatidos, frente aos novos projetos que estão sendo cotados. Além disso, com o cruzamento dessas informações, espera-se que o número clientes inadimplentes caia, assim como o número de processos, gerando economia em custos processuais e um aumento na receita da companhia com mais contratos fechados.
“Na primeira fase do projeto, focamos em realizar a gestão dos nossos negócios não operacionais, que abrangem obras paralisadas ou encerradas com algum tipo de processo contencioso em aberto. Utilizamos a solução Dynamics para centralizar todo o processo de follow-up, controle de atividades e documentos relacionados a esses casos”, conta Alessandro Rodrigo Santana Coelho, arquiteto de soluções de BI da OEC. “Dessa forma, a ferramenta se tornou um banco de dados, com registros claros e completos. Isso permite a organização e o armazenamento adequado de documentos possibilitando a localização rápida e um melhor fluxo de trabalho para todos, além de facilitar o acompanhamento de processos”, diz.
O processo de instalação da solução foi iniciado no começo deste ano e englobou treinamentos para as equipes jurídicas e de vendas. Totalmente em operação desde julho, o projeto tende a ser ampliado nos próximos meses, aumentando não só a gestão do contencioso, que trará dados financeiros sobre o custo dos processos, mas também incluindo a implementação do CRM, que garantirá maior integração com as demais áreas da empresa, permitindo uma visão global da gestão do relacionamento com o cliente.
Serviço
www.brasoftware.com.br
www.oec-eng.com
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