Com o firme propósito de ser uma empresa de serviços até 2022, a Hewlett Packard Enterprise – HPE, está no meio do planejamento para o próximo ano fiscal que se inicia em 1º de novembro. Os trabalhos se encerrarão lá pelo meio de setembro e, em outubro deverá estar pronto para implementação. Por isso, todo time da companhia está a pleno vapor. Especificamente para o programa de canais, toda terça-feira o pessoal da América Latina e Global que responde pela área, se reúne para discutir adequações e melhorias.
Como a roda não para de girar e enquanto as últimas novidades não chegam, a HPE traz algumas atualizações e novidades no Pro Series, programa voltado para capacitação e treinamento, com ferramentas para o desenvolvimento de iniciativas que geram, em última instância, demanda de negócios para clientes e canal de distribuição, que engloba distribuidores, revendas, integradores e provedores de serviços. Em resumo, o HPE Pro Series foi criado para ajudar o canal da companhia a aprimorar o aprendizado e a aumentar o conhecimento nas soluções e, assim, atender à necessidade de práticas em Vendas, Tecnologia e Marketing: Sales Pro; Tech Pro e Market Pro.
A proposta é contribuir para que os parceiros possam incrementar a receita, desenhar projetos mais adequados ao cliente e divulgar suas ofertas. “Trabalhamos para aumentar a demanda por serviços, com qualidade e assertividade”, conta Leonardo Rangel, diretor de Canais da HPE no Brasil.
De acordo com o executivo essa composição de empresas é rotativa e, no ano que vem poderá mudar, com base em análises constantes. De acordo com o diretor de Canais, outra novidade é a ferramenta Video2Market, que entrou no ar por iniciativa da equipe da América Latina, no início deste ano. Com ela, o canal interage com o cliente e obtém informações a serem aplicadas em suas táticas de abordagem junto ao cliente. “A interação via vídeo proporciona ao parceiro uma demanda mais assertiva”, destaca.
Hoje é imperativo analisar os resultados da atuação com ações de Marketing Digital e a HPE oferece apoio nesse sentido desde 2019. Porém, diante da necessidade atual, vem intensificando essas iniciativas para que esse processo seja acelerado dentro dos parceiros. Lançada em 2020, a plataforma Sales, voltada para o treinamento do profissional do parceiro, ganha força. “Percebemos grande velocidade de interesse e consequente crescimento, porque o canal precisa gerar novos mercados”, conta Rangel, lembrando que o mercado SMB tem grande potencial. Este é um nicho que necessita de recursos e implementações rápidas para enfrentar a crise econômica que foi acirrada com a pandemia do novo Coronavírus.
Ouvidos atentos
Aliada à experiência, Rangel conta que grande parte das ações que implementa tem base no que ouço do canal. “Vou juntando as opiniões e considero o feedback para formar um modelo”. Sempre há eventos voltados para parceiros com atualização de soluções, temas que envolvem competitividade, necessidades e tendências de mercado.
“Toda quinta-feira reúno os principais canais para afinar o discurso e validar ações”, diz Rangel, para quem é fundamental que os parceiros tenham voz e se sintam valorizados na estratégia da companhia. É questão de respeito ao conhecimento.
O diretor destaca que dispõe de ferramenta que monitora constantemente a situação de clientes e identifica estágios e necessidades do parque instalado. Com isso, a abordagem e o discurso são mais certeiros.
Aprendizado aprimorado
Sem custo, no Pro Series, o profissional pode definir e montar os passos da sua carreira, “trabalhando suas habilidades pessoais” conforme a necessidade do momento. De forma consultiva, é possível escolher especificamente uma solução para venda, negociação, implementação ou divulgação de ofertas. As trilhas, que podem se cruzar e se complementar, contam com podcasts, vídeos, jogos. Por meio de uma gravação, o profissional poderá, por exemplo, treinar e ser avaliado onde precisa melhorar e se está apto para realizar a venda. “O mesmo material e uma única plataforma para treinamento é destinado ao pessoal interno e aos parceiros de canal”, destaca Rangel.
Para a área de Data Center, a HPE mantém parceria de distribuição com a ScanSource, Ingram Micro, Westcon e Agis, que, junto com a WDC também atuam em Conectividade. As ferramentas estão disponíveis em Português e podem ser acessadas no portal da companhia, que atua em várias frentes para a geração de demanda, como solução para mídias sociais, eventos, divulgação, tudo com o conteúdo pré-elaborado, mas totalmente editável. HPE Tech Pro é uma trilha para o time mais técnico; profissionais de todos os segmentos voltados para o desenho de soluções. Eles participam inclusive de roadmap e contribuem para complementar o portfólio da HPE.
Já a plataforma Sales Pro atua na capacitação e treinamento dos profissionais de vendas de parceiros, bem explícito no nome. Há ferramentas para programar posts, convites para apresentações, promoções e peças por produto. O parceiro pode editar, inserir logo, foto de palestrante e personalizar suas iniciativas. Além de uma ferramenta de gravação de vídeo para as equipes de vendas praticarem seus discursos e avaliarem o desempenho. Já as soluções para divulgação, estão na plataforma Marketing Pro, que ajuda o canal a colocar no ar, campanhas digitais integradas e experiências personalizadas para os clientes.
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