book_icon

Imagens noturnas da terra podem ajudar a identificar focos de transmissão do Covid-19

Do alto do céu, os satélites vêm captando imagens noturnas do planeta Terra, que mostram a queda na intensidade da iluminação das cidades, parques industriais, áreas de comércio e rodovias
Imagens noturnas da terra podem ajudar a identificar focos de transmissão do Covid-19

Registros podem contribuir para os pesquisadores decifrarem padrões de frequência de atividades que propiciem a propagação do vírus, diz Rosa Correa, membro da maior organização técnico-profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade.
O bloqueio das principais atividades humanas por causa da pandemia não se reflete apenas em ruas vazias e lojas fechadas. Do alto do céu, os satélites vêm captando imagens noturnas do planeta Terra, que mostram a queda na intensidade da iluminação das cidades, parques industriais, áreas de comércio e rodovias. Agora os pesquisadores podem usar esses registros para decifrar padrões do uso de energia e transporte, mobilidade e atividades humanas que revelem os locais onde está havendo concentração de pessoas e potenciais focos de propagação do coronavírus, explica Rosa Correa, membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE) e docente do Instituto Tecnológico Vale (ITV).

Agora os pesquisadores podem usar esses registros para decifrar padrões do uso de energia e transporte, mobilidade e atividades humanas que revelem os locais onde está havendo concentração de pessoas e potenciais focos de propagação do coronavírus  
“Nas cidades com abertura econômica, essa mesma análise poderá ser realizada caso haja uma segunda onda da doença e seja necessário bloquear novamente as atividades”, afirma a especialista, que integra a maior organização técnico-profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade.
Rosa Correa esclarece que as imagens noturnas da Terra normalmente são usadas para a análise dos níveis de urbanização, consumo de energia, deslocamentos comunitários, crescimento populacional e mudanças na paisagem. “Obter padrões de luz noturna não é uma tarefa fácil, porque as nuvens, as fases da lua, os aerossóis no ar, a vegetação, a paisagem e a órbita do satélite podem afetar as observações”, pondera.
Com Covid-19, esses registros noturnos podem ser usados para detectar focos de propagação vírus, o que pode ser muito útil para definir políticas públicas de enfrentamento da doença. “Será possível verificar se há postos de saúde próximos a esses locais, onde há transmissão do coronavírus. E se há hospitais na região com leitos e equipamentos necessários para atender os pacientes”, explica.
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.