book_icon

Cooperativa Santa Clara moderniza Data Center com solução Nutanix

Adoção de tecnologia hiperconvergente resultou em aumento de performance, reduziu número de racks e ainda economizou energia
Cooperativa Santa Clara moderniza Data Center com solução Nutanix

A Cooperativa Santa Clara, localizada em Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, adotou a infraestrutura hiperconvergente da Nutanix para gerenciar seu ambiente virtual. A implementação foi realizada pela integradora TechChannel, especializada em projetos de consolidação de data centers. Atualmente, a cooperativa está concluindo a melhorias do ambiente de backup, banco de dados, servidores de testes e homologação.
“A melhoria prevista para os ambientes de produção foi concluída. Estamos em fase de conclusão da migração dos ambientes de teste e backup. Com essa aquisição, deixamos de fazer backup em fita e passamos a fazer essa operação somente em disco”, conta Daniel Misturini, gerente de TI da Cooperativa Santa Clara.
O projeto teve início em 2016. Na época, a cooperativa utilizava uma infraestrutura tradicional com blade e storage em dois data centers, que rodavam o hypervisor da Microsoft (Hyper-V). Essa solução ocupava 22 racks em cada ambiente. “Com a aquisição do Nutanix, reduzimos para 8 unidades e melhoramos significativamente a performance do ambiente, além da redução do consumo de energia e de espaço físico”, afirma o gerente.

Mesmo com a atual crise pandêmica do Covid-19, a Cooperativa Santa Clara seguiu seus planos de investimentos e iniciou a terceira fase do projeto  
Misturini conta que em 2016, quando o projeto iniciou, a hiperconvergência ainda era uma tecnologia nova no Brasil. “Queríamos aumentar o nosso ambiente virtual e, na ocasião, começamos a estudar a hiperconvergência e vimos que a Nutanix estava à frente dos demais players. A redução de racks no data center foi tão grande que nos levou até a pensar em locação de espaços”, lembra. “Comparamos o hypervisor que utilizávamos com o Nutanix Acropolis (AHV). Somente iriamos efetuar a mudança se houvessem benefícios sem perder nenhuma funcionalidade. Constatamos que a orquestração do AHV traz uma melhor gestão e aproveitamento dos recursos da solução como um todo”.
Após consolidado dentro da empresa e com a necessidade de ampliar a infraestrutura, a cooperativa partiu, em 2019, para a segunda fase do projeto. De acordo com Misturini, o maior desafio foi executar a migração das máquinas virtuais do hypervisor anterior para o Nutanix Acropolis com a menor janela de parada possível. Felizmente, não houve indisponibilidade e tudo ocorreu de forma tranquila. “Outro desafio foi migrar nosso workload de databases SQL Server para a solução Nutanix. Atualmente o database do nosso ERP de produção roda em solução Nutanix Acropolis”, diz.
Mesmo com a atual crise pandêmica do Covid-19, a Cooperativa Santa Clara seguiu seus planos de investimentos e iniciou a terceira fase do projeto com a Nutanix para expandir e melhorar seu ambiente de backup, banco de dados e ambiente de servidores de testes e homologação. “Poderíamos ter reduzido bastante o investimento em novas tecnologias e sanar apenas a necessidade imediatas de backup, mas optamos por melhorar toda a infraestrutura e pensar com visão de longo prazo”, diz.
Com esta última aquisição, a Santa Clara irá ajustar o SQL para o novo nó (ponto de conexão) de produção e, com isso, poderá liberar espaço e recursos para servidores de desenvolvimento e homologação que estão rodando no sistema legado de 2011.
Dessa forma, a tecnologia Nutanix adquirida recentemente passará a ser utilizada como o nó de produção, e o que está atualmente como produção será utilizado para operar os ambientes de teste e desenvolvimento.
O banco de dados tem cerca de 4 TB (terabyte). Todo esse volume de informação, resultado de mais de 67 CNPJs que compõem a cooperativa, precisa fluir de maneira ágil e segura, de forma a garantir total controle dos processos de diversas atividades, que vão desde o mercado varejista até frigoríficos e fábricas de rações para suínos e bovinos. A Cooperativa Santa Clara foi fundada em 1912 por 17 pequenos agricultores. Possui hoje 5,5 mil associados e mais de 2 mil colaboradores.
Serviço
www.nutanix.com
www.techchannel.com.br
www.coopsantaclara.com.br
 

backup

Cooperativa Santa Clara

Daniel Misturini

Data Center

hiperconvergente

Hypervisor

Nutanix

Nutanix Acropolis (AHV)

TechChannel

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento