book_icon

Organize Cloud Labs investe em capacitação profissional para além da crise

Universidade Organize oferece formação profissional para estudantes da área de tecnologia da informação e a projeção é recrutar até 80 pessoas até o final de 2020
Organize Cloud Labs investe em capacitação profissional para além da crise

Engana-se quem acredita que na crise a recomendação é congelar investimentos. Pelo contrário, números comprovam que a ideia de “dias melhores” está sustentada em cuidar do capital humano. Em 2019, foram investidas 15 horas em treinamento e desenvolvimento (T&D) por colaborador, em média. Esses dados fazem parte da 14ª edição do Panorama de Treinamento no Brasil, estudo que tem objetivo de criar indicadores de mercado de trabalho que ajudam na gestão da educação corporativa.
A pesquisa reforça que treinar e capacitar é mais vantajoso para as empresas no longo prazo e resolve um problema para além da crise. Esse é o perfil da Organize Cloud Labs, empresa do grupo Accenture, especializada em automação de processos e desenvolvimento de aplicações. A companhia é a primeira parceira da ServiceNow com sede na América Latina a ser nomeado um Parceiro Elite, e caminha na contramão dos desafios da mão de obra qualificada no Brasil ao fazer parte de um seleto grupo de organizações que possuem universidades corporativas. De acordo com o levantamento do Panorama de Treinamento no Brasil, apenas 20% das corporações utilizam uma estratégia de universidade corporativa.

Por um lado, temos a preocupação em dar oportunidade para jovens talentos de outras localidades além de São Paulo, alinhado com a política de home office, que está no DNA da companhia desde a fundação, e também queremos fortalecer o ecossistema de ServiceNow

“A Universidade Organize é uma das primeiras iniciativas após a fundação da empresa, em 2014, e reúne uma série de ações e fases de treinamentos para formação de profissionais para atuar no mercado de tecnologia”, afirma Alexandro Stanislawski, Diretor de Serviços da Organize Cloud Labs. O executivo ressalta que o programa tem dois objetivos principais. “Por um lado, temos a preocupação em dar oportunidade para jovens talentos de outras localidades além de São Paulo, alinhado com a política de home office, que está no DNA da companhia desde a fundação, e também queremos fortalecer o ecossistema de ServiceNow”, disse o diretor. O programa tem parcerias com as FATECs e é destinado aos alunos da área de tecnologia da informação.
Treinamentos e capacitação em números
No primeiro semestre de 2020, a Organize Cloud Labs ofereceu 6.320 horas em treinamento e capacitação de novos profissionais, o que representa 6,7% da força de trabalho total existente disponível na companhia
Além dos novos profissionais, foram dedicadas 11.600 horas em treinamento no período, o que representa 12,2% da força de trabalho dedicada em capacitação.
A Organize investiu pelo menos 10% do tempo disponível de cada colaborador em treinamento e capacitação.
“Procuramos trabalhar com uma cultura do compartilhamento de conhecimento desde o início das atividades do colaborador dentro da empresa, até se tornar um especialista na tecnologia ServiceNow”, disse Alexandro Stanislawski. O investimento em qualificação é uma decisão necessária e estratégica porque oferece aos clientes uma experiência mais satisfatória com a plataforma ServiceNow.
Gap de qualificação exige maior nível de treinamento
Em 2020, a ServiceNow iniciou os primeiros contatos com a Organize Cloud Labs para ser a detentora exclusiva do programa da Academia ServiceNow, o NextGen, aqui no Brasil. Um programa com a finalidade de proporcionar experiências práticas de ServiceNow aos alunos vindos de universidades e pessoas fora do mercado de trabalho com o objetivo de contribuir com a formação profissional no país.
“A Organize está na direção oposta do que o mercado brasileiro pratica em termos de captar talentos. Estamos muito orgulhosos de poder contribuir com a qualificação da força de trabalho, bem como de oferecer uma oportunidade para os colaboradores possam ascender profissionalmente em um mercado competitivo como o de TI”, enfatiza Stanislawski. A projeção é que o programa possa recrutar até 80 profissionais até o final de 2020.
Fundada em 2014, a Organize Cloud Labs é uma empresa brasileira e a primeira parceira Elite da ServiceNow com sede na América Latina. Em agosto, tornou-se parte da Accenture e, juntas, oferecem aos clientes ainda mais acesso à mais ampla experiência no mercado local para promover inovação e transformação dos processos e das infraestruturas existentes. Com isso, as empresas encontram respostas às necessidades do usuário final no processo de sua Transformação Digital.
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.