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Jogos corporativos para desenvolvimento de equipes

A gamificação vem sendo usada para engajar, motivar comportamentos e facilitar o aprendizado de colaboradores
Jogos corporativos para desenvolvimento de equipes

A gamificação é o uso das dinâmicas dos jogos para melhorar processos corporativos ou pessoais. Por meio da estrutura de games, com metas, regras e prêmio para quem alcança o objetivo, é possível resolver problemas, aprimorar aprendizados, motivar pessoas, entre outras vantagens. Uma vertente da gamificação corporativa, por exemplo, busca estimular as habilidades em equipe. “Os jogos cooperativos ajudam na gestão e no desenvolvimento de pessoas. É muito natural para o ser humano agir de forma individual, pensando apenas em si mesmo, o que faz com que o senso de cooperação fique em segundo plano”, explica Matheus Jacob, fundador da Conte, empresa especializada em treinamento de empresas e líderes.
Segundo ele, por meio dos jogos, é possível ensinar as pessoas como lidar e agir em equipe e, comprovadamente, o desempenho e o resultado são muito melhores se comparados com outras iniciativas. “Para isso, criamos um jogo, em um contexto totalmente diferente do trabalho, mas que mostre os ganhos de agir juntos, de forma cooperativa. Depois, fazemos a ponte disso para o cotidiano”, diz.

A ferramenta pode ser adaptada às necessidades de cada cliente, tanto em relação ao canal de comunicação utilizado quanto ao conteúdo  

Também de olho neste mercado de gamificação, a Fugativa Escape Games e a XGEN, fornecedoras de soluções de relacionamento digital, firmaram uma parceria para desenvolver um modelo treinamento corporativo baseado em chatbot, programa de computador que simula a comunicação humana. A ferramenta permite que empresas realizem treinamentos, avaliações e processos seletivos em um ambiente virtual moderno e envolvente.
Chamada de Chat Bot Game, a ferramenta pode ser desenvolvida nos principais canais de comunicação online, como Whatsapp, Facebook Messenger, WebChat, Apple
Business Chat, Telegram e Google RBM, além dos próprios canais do cliente. A base de conhecimento, ou seja, o conteúdo necessário para o treinamento, pode ser criado tanto pelo cliente quanto pela equipe do Chat Bot Game. “A ferramenta pode ser adaptada às necessidades de cada cliente, tanto em relação ao canal de comunicação utilizado quanto ao conteúdo”, explica Fabio Passerini, fundador e sócio-diretor da Fugativa. “A vantagem de um treinamento gamificado é que ele consegue despertar o interesse e promover o engajamento do participante, o que gera resultados muito melhores do que os métodos convencionais, além de ser capaz de avaliar habilidades como raciocínio abstrato e atenção”, explica. “A empresa também consegue saber em que etapa as pessoas estão errando mais para que possa reforçar o treinamento naquele ponto”.
Investir na ferramenta virtual foi a maneira que a Fugativa encontrou de manter o negócio funcionando, uma vez que as atividades presenciais foram suspensas em março por causa da pandemia do coronavírus. “Já temos experiência com treinamentos corporativos gamificados e dinâmicas de grupo em eventos. O que fizemos foi levar essa solução para o ambiente digital”, diz Passerini.
Serviço
www.matheusjacob.com
www.fugativa.com.br
www.xgen.com.br
 

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