book_icon

Engineering promove ações para os colaboradores em home office

Companhia de Tecnologia da Informação coloca em prática uma série de iniciativas para garantir o bem-estar e o conforto dos seus 850 colaboradores que estão trabalhando à distância. Inicialmente, eles permanecerão em home office até o final de 2020
Engineering promove ações para os colaboradores em home office

Companhia de Tecnologia da Informação coloca em prática uma série de iniciativas para garantir o bem-estar e o conforto dos seus 850 colaboradores que estão trabalhando à distância. Inicialmente, eles permanecerão em home office até o final de 2020
Na Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital, o home office em decorrência da pandemia do Coronavírus não trouxe desconforto para seus 850 colaboradores que atuam no Brasil. Isso porque, desde o início do regime de trabalho à distância, há mais de 120 dias, a companhia desenvolveu uma série de ações para promoção do bem-estar e do conforto dos profissionais.

Para suportar o modelo de trabalho remoto, a companhia fortaleceu seu time de cibersegurança a fim de assegurar e controlar os acessos remotos aos sistemas internos e definiu uma série de ações a partir de sua pesquisa de termômetro de crise, respondida pelos colaboradores  

As ações da companhia se iniciaram pela liberação de cadeiras mais confortáveis aos colaboradores e, através de parceiros, pela disponibilização de recursos de Telemedicina para apoio psicológico e consultorias financeiras e jurídicas. Já com o objetivo de manter o desenvolvimento técnico de suas equipes, os treinamentos num formato online foram potencializados e incentivados na plataforma utilizada pela Engineering.
“Com o intuito de mantermos o contato entre os colaboradores, organizamos videochamadas para integração, como Happy Hours, Cafés com Presidente e ações de Orgulho Geek e Game Junino, para não deixarmos que essas datas passem em branco, além de ginásticas laborais semanais. Estamos distantes, mas unidos de forma 100% digital”, explica Nayara Fernandes, coordenadora de Cultura e Inovação na Engineering.
Agora a companhia está preparando seus escritórios em São Paulo, Santo André, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro para que seus colaboradores os acessem com segurança em quaisquer necessidades, mas a recomendação da Engineering será que permaneçam em suas casas. Para isso, assegurou e regulamentou seus ambientes de acordo com as medidas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e as orientações de cada Estado, tais como manter posições rotativas, que são reservadas num aplicativo, garantindo a segurança do distanciamento.
Para suportar o modelo de trabalho remoto, a companhia fortaleceu seu time de cibersegurança a fim de assegurar e controlar os acessos remotos aos sistemas internos e definiu uma série de ações a partir de sua pesquisa de termômetro de crise, respondida pelos colaboradores.
Segundo a coordenadora da Engineering, o objetivo deste levantamento foi mapear alguns pontos, como a prontidão do retorno às atividades, a estrutura e as condições do escritório em casa, o desempenho das lideranças da empresa neste período, os impactos da pandemia do Coronavírus em suas famílias e, também, o status de suas saúdes física e mental. “Com essas informações em mãos, definimos ações que, de fato, estivessem de acordo com os desejos e necessidades dos colaboradores”, comenta Nayara.
No âmbito das finanças, a Engineering manteve os salários e os benefícios de antes da pandemia com o adicional de uma ajuda de custo nos meses, como uma gratificação da prestação de serviços à distância. “Nosso objetivo é, acima de tudo, agradecer aos colaboradores pela parceria neste momento tão difícil”, acrescenta Fabiana Nomura, coordenadora de Compensação e Benefícios na Engineering.
Ademais às ações, desde o início da crise do Coronavírus, a Engineering se comprometeu com a preservação dos empregos. Além deste compromisso com seus colaboradores, a companhia abriu 50 vagas em meio à pandemia e priorizou os profissionais que perderam seus empregos com ela. Tanto o processo de seleção, como o de admissão, foi reformulado e está sendo realizado 100% online.
Em junho de 2020, a Engineering recebeu o selo de Excelente Empresa Para se Trabalhar pela consultoria GPTW (do inglês, Great Place To Work). De acordo com a coordenadora de Cultura e Inovação, a conquista também é resultado das políticas de home office da companhia. “Todas as ações que promovemos neste período fortaleceram nosso compromisso, bem como a relação de confiança com os colaboradores”, finaliza Nayara.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.