Migrar centenas de profissionais para um novo modelo de trabalho, com gerenciamento remoto de equipes e linhas de produção. Em tempos de pandemia, este tem sido um desafio cada vez mais real, enfrentado por grande parte das companhias de todo o mundo. É diante deste cenário que a Blockbit, empresa global de produtos de cibersegurança, anuncia os resultados obtidos pela Mecalor, uma das mais importantes companhias de engenharia térmica do Brasil, com o uso de soluções de segurança e conectividade da Blockbit Platform.
Com mais de 200 colaboradores e centenas de equipamentos conectados, a fabricante conseguiu fazer a migração de todo seu ambiente de rede em menos de uma semana. “A pandemia do coronavírus criou uma urgência muito grande para que os negócios baseados em operações locais caminhassem rapidamente para outros modelos de trabalho remoto. Fazer isso do dia para a noite é, sem dúvida, uma tarefa das mais complexas”, diz Marcel Mathias, Diretor de P&D da Blockbit. “A Mecalor é um exemplo de como a migração para o Home Office pode ser feito de maneira segura e ágil a partir do uso de tecnologias modernas e de nova geração”, afirma.
Para promover as mudanças necessárias sem nenhum tipo de prejuízo e no tempo estipulado, a Mecalor utilizou recursos de conectividade e proteção da Blockbit Platform. Entre eles, destaque para a aplicação das ferramentas de VPN, que permitiram a conexão segura para que centenas de usuários pudessem acessar as unidades mapeadas e executar suas funções sem precisar que a empresa contratasse algum outro tipo de serviço adicional. “Um dos diferenciais de nossa solução é a presença de diversas camadas de criptografia e autenticação para assegurar a privacidade na conexão em redes locais, data centers e aplicações hospedadas em Nuvem”, observa Mathias.
De acordo com Fabiano Pires, Supervisor de TI da Mecalor, realizar todo o processo de migração em menos de uma semana seria impossível sem a utilização dos sistemas de proteção instalados. “Se não conseguíssemos que nossos funcionários tivessem acesso à rede para trabalhar em Home Office, certamente teríamos um enorme prejuízo. Deixaríamos de vender, prestar suporte aos clientes, o desenvolvimento dos projetos no setor de engenharia ficaria parado, além dos funcionários não terem o que fazer enquanto estivessem em casa”, analisa.
O especialista afirma que contar com uma plataforma de cibersegurança moderna fez grande diferença. “Aconteceu tudo muito rápido. Aumentei a velocidade dos nossos links dedicados e, com a ajuda da Blockbit, adequamos o sistema de VPN. Treinamos os usuários e, rapidamente, todos já estavam trabalhando de suas casas como se estivessem dentro da empresa”.
Além da VPN, vale destacar que a Mecalor conta com todos os recursos da Blockbit Platform para assegurar a proteção de seu perímetro de rede. São centenas de dispositivos e usuários monitorados em tempo real pela plataforma. Com o Next-Generation Firewall, por exemplo, todas as informações sigilosas são protegidas por meio de controles de permissões de acesso a serviços e portas que integram as políticas de segurança, intercepção SSL, filtros de pacotes e NAT.
Outra vantagem é que o departamento de TI da empresa também pode gerenciar, com facilidade, perfis e múltiplos dispositivos com o Global Security Management (GSM), que tem integração nativa com a Blockbit Platform. “A equipe pode compartilhar prontamente suas políticas com todos os dispositivos de segurança, o que reduz o risco de configuração incorreta. Além de conseguirem coletar todas as informações sobre atividades de rede em todas as filiais de sua organização em um único painel intuitivo e personalizado”, explica Mathias.
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo