book_icon

Veeam ajuda Hospital das Clínicas a reduzir 50% a janela de backup e avançar em TI

O ambiente não permite indisponibilidades, pois quando isso ocorre, todos os processos da organização são afetados, podendo até mesmo causar perdas de vidas
Veeam ajuda Hospital das Clínicas a reduzir 50% a janela de backup e avançar em TI

A Veeam Software, que atua em soluções de backup que oferecem o Cloud Data Management, foi a empresa escolhida para fornecer as soluções responsáveis por tornar o ambiente de Tecnologia da Informação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) mais ágil e disponível. Recentemente listada entre os melhores hospitais do Brasil, segundo a recente pesquisa The World´s Best Hospitals 2020, da renomada revista americana Newsweek, a instituição adotou a tecnologia Veeam Backup & Replication e reduziu em 50% sua janela de backup.
“No ambiente hospitalar os desafios são os mesmos de todas as organizações, mas quando lidamos com a saúde de pessoas, a necessidade e a importância da tecnologia se tornam ainda mais evidentes. A disponibilidade de ambientes de TI e a segurança de dados são os principais desafios que enfrentamos”, explica Djavan Costa Nonato, Supervisor de Infraestrutura e Operações do Hospital das Clínicas.

No ambiente hospitalar os desafios são os mesmos de todas as organizações, mas quando lidamos com a saúde de pessoas, a necessidade e a importância da tecnologia se tornam ainda mais evidentes. A disponibilidade de ambientes de TI e a segurança de dados são os principais desafios que enfrentamos  

Para o executivo, atualmente, a tecnologia tem participação ativa na Saúde não apenas na modernização de processos e integração de dados, mas no tratamento de pacientes e auxílio em pesquisas para descoberta de novas curas. “Em um hospital, do atendimento ao tratamento de um paciente, tudo depende da tecnologia. Em instituições onde há um prontuário eletrônico, tudo é registrado no sistema, desde a entrada até alimentação e medicação. O ambiente não permite indisponibilidades, pois quando isso ocorre, todos os processos da organização são afetados, podendo até mesmo causar perdas de vidas”, afirma Nonato.
Por essa razão, a solução de Backup & Replication da Veeam foi a escolhida para gerar mais disponibilidade e segurança no ambiente de TI do hospital. Com isso, a janela de backup foi reduzida em 50% do tempo para a gravação em Tape, além de agregar as funções de backup para disco e fazer também a reduplicação, pois esta função não tinha na ferramenta de backup anterior. “Consequentemente, temos backups menores, com mais velocidade e uma quantidade maior de ponteiros para restauração”, explica Nonato.
A solução foi colocada à prova há cerca de um ano, quando o HC teve que utilizar a ferramenta para fazer um grande restore após a perda de um disco onde estava alocado cerca de 18 servidores virtuais críticos para suas operações. “Com o Veeam Backup & Replication, conseguimos voltar o ambiente à normalização em cerca de 30 minutos.” Segundo o executivo, a solução como um todo garantiu mais segurança no processo de backup e restore de dados relacionados à Saúde e às demais áreas de apoio. “Em geral, a solução da Veeam tornou nossos processos mais rápidos, consistentes e disponíveis”.
A partir do projeto, a TI do Hospital avançou ainda mais com a disponibilidade dos seus ambientes, já que as principais máquinas virtuais são replicadas em outro site, evitando assim a indisponibilidade e a perda de dados. O executivo destaca que a gestão do espaço também foi beneficiada com a tecnologia, pois a solução oferece relatórios detalhados sobre tudo o que está acontecendo e mantém, em uma única ferramenta, backup e recuperação de desastres.
A AMR, ProPartner Gold da Veeam, foi fundamental para o sucesso da solução desde os primeiros testes, passando pela construção do cenário com melhor custo e, por fim, a implantação da tecnologia. “A solução Veeam Backup & Replication é muito bem aceita, pois apresenta, além do custo-benefício, fácil integração com os ambientes de TI, verificação de backup e muita facilidade de uso. É uma ferramenta acessível, intuitiva e rápida”, disse Jaddus Manga, cofundador e proprietário da AMR Consultoria Informática Serviços e Soluções.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.