book_icon

API de Carimbo do Tempo torna sistemas internos mais seguros

Aplicação que permite registro de data e hora em documentos digitais é usada para confirmar momento exato em que uma operação é realizada
API de Carimbo do Tempo torna sistemas internos mais seguros

Uma das tendências entre as empresas preparadas para o futuro é a integração de sistemas internos com tecnologias de ponta. A Application Programming Interface (API) é uma ferramenta que agiliza o processo de desenvolvimento e ajuda a incorporar tecnologias pensadas por especialistas aos softwares que os colaboradores já estão habituados a utilizar. A BRy Tecnologia, empresa especializada em soluções de criptografia, desenvolveu a API de Carimbo do Tempo, que pode ser integrada a sistemas e em diferentes áreas.
“O carimbo do tempo registra data e hora a partir de uma fonte de tempo segura, como o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Por isso, garante tempestividade à operação. Pode ser usado para registro de ponto eletrônico no sistema de recursos humanos e para garantir ainda mais segurança em acordos e contratos firmados”, explica Darlan Vivian, technology manager da BRy Tecnologia.

O carimbo do tempo é uma tecnologia que utiliza criptografia e segue regras rígidas de controle no uso das chaves e acesso ao relógio, impedindo que seja realizado um registro retroativo, mudando data ou horário

A facilidade de uma API (ou Interface de Programação de Aplicação) é que ela dispensa a necessidade de ter uma equipe de desenvolvedores própria dedicada à solução. “A API incorpora tecnologias novas a um sistema que o time já está habituado a usar. Com isso, a empresa ganha em tempo e reduz custos”, explica.
Outro exemplo de como a API de Carimbo do Tempo pode contribuir para as empresas é no registro preciso de início e fim de contratos. Também auxilia na protocolização de documentos digitais e funciona como evidência do momento exato em que uma operação ou novo aporte são efetuados. O carimbo do tempo desenvolvido pela BRy é homologado pela ICP-Brasil, o que significa que respeita os padrões da legislação e agrega validade jurídica.
“O carimbo do tempo é uma tecnologia que utiliza criptografia e segue regras rígidas de controle no uso das chaves e acesso ao relógio, impedindo que seja realizado um registro retroativo, mudando data ou horário. Por isso, é uma ferramenta de segurança que garante a validade da assinatura do documento eletrônico mesmo após a expiração do Certificado Digital utilizado”, completa Darlan.
Os serviços oferecidos pela BRy atendem as necessidades de grandes, pequenas empresas e startups, além de organizações públicas, que processam altos volumes de dados e documentos. A empresa se destaca por ser fabricante de um Framework de Serviços Criptográficos para assinatura digital, do Sistema de Carimbo do Tempo homologado pela ICP-Brasil e por ser credenciada como Prestador de Serviço de Confiança (PSC) da ICP-Brasil para armazenamento de certificados digitais na nuvem.
Serviço
https://www.bry.com.br/

API de carimbo do tempo

Application Programming Interface (API)

BRy Tecnologia

Darlan Vivian

ICP-Brasil

Interface de Programação de Aplicação

segurança em acordos e contratos firmados

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento