book_icon

AX4B otimiza produtividade de desenvolvimento da Focvs com AWS

Com consultoria especializada em infraestrutura e desenvolvimento, a AX4B utilizou o AWS CodePipeline para entregar valor e otimizar os processos aos desenvolvedores envolvidos no processo
AX4B otimiza produtividade de desenvolvimento da Focvs com AWS

A AX4B, integradora de tecnologia e negócios, especializada em soluções, softwares e serviços, otimizou em 75% a produtividade de desenvolvimento da empresa Focvs, que desenvolve soluções próprias de CRM, BMPS e assinatura digital.
Com consultoria especializada em infraestrutura e desenvolvimento, a AX4B utilizou o AWS CodePipeline para entregar valor e otimizar os processos aos desenvolvedores envolvidos no processo.

Houve um incremento de produtividade de cerca 75% com esta adoção, com o Deploy sendo, agora, único para todos os ambientes
O time de DevOps do cliente vinha trabalhando em cinco projetos simultâneos com arquitetura de microsserviços e monolítico com Deploy manual. Considerando pelo menos quatro ciclos de entregas em produção por produto, por mês, o tempo gasto com os deploys manuais comprometeria pelo menos um quarto do tempo de cada ciclo e, ainda, levando em consideração que o processo é realizado em ambientes DEV, Homologação e Produção.
Com a demanda de migrar o repositório de código fonte, a Focvs optou por utilizar o GitHub por flexibilidade e custo, considerando o próprio GitHub como plataforma para o fluxo de CI/CD.
Porém, com a utilização do GIT Flow para o processo de gestão de features e o NestJS como framework para a maioria das aplicações server-side, com o conceito de monorepo workspace para simplificar o acesso a libs para os desenvolvedores, não seria uma tarefa tão simples decidir pela infra estrutura de CI/CD do GitHub devido ao nível de customização necessária para a automação do processo.
A solução
Após uma série de testes com as Actions do GitHub e os Orbs do CircleCI e a consultoria técnica da AX4B, foi identificada a necessidade de uma plataforma com menor custo e ainda mais flexível para as demandas de desenvolvimento, visto que o número de projetos aumentaria significativamente em alguns meses.
Foi nesse cenário que a AX4B apresentou o AWS CodePipeline como a solução ideal para o otimizar essa grande demanda de projetos de desenvolvimento.
No cenário atual, a configuração de um simples pipeline não justificaria tal escolha, considerando custo, porém com situações especificas como a utilização do GIT Flow customizado, com projetos NestJS no mesmo repositório do GitHub, uma plataforma que permita provisionar automaticamente recursos de Pipeline e também integrar os comandos Git diretamente da estação do desenvolvedor, acaba agilizando muito o processo.
Os benefícios
Com base no estudo e consultoria da AX4B, foi identificado que o AWS CodePipeline foi a única solução que demonstrou simplicidade e maturidade para execução destas tarefas, onde houve um incremento de produtividade de cerca 75% com esta adoção, pois o Deploy agora passa a ser único para todos os ambientes.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.