book_icon

Sistema Fiep oferece cursos online para atender demanda das indústrias

Conteúdos podem ser contratados por empresas de todos os portes em nova plataforma de cursos a distância
Sistema Fiep oferece cursos online para atender demanda das indústrias

O Sistema Fiep lança uma nova plataforma de educação a distância customizada, oferecendo às indústrias paranaenses cursos online focados no setor, para que possam oferecer capacitação qualificada a seus colaboradores. “São cursos do Sesi, Senai e IEL, selecionados criteriosamente para atender às demandas específicas das indústrias, em uma plataforma totalmente nova, na qual as empresas escolhem e contratam os cursos que querem ofertar aos colaboradores, para que saiam muito mais preparados para o mercado após esta crise”, explica Giovana Chimentão Punhagui, gerente executiva de Educação do Sistema Fiep. “Assim, estamos apoiando as indústrias agora e também no período pós-pandemia.”
Para oferecer os cursos, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Sistema Fiep foi totalmente reformulado, seguindo um modelo corporativo e diferenciando-se da plataforma já existente, que atendia ao ensino tradicional. “A nova ferramenta tem um apelo bem mais ‘business’”, explica Diego Ramos Alves da Silva, coordenador de Educação e Negócios do Sistema Fiep. “Já tínhamos um projeto de plataforma in company, que agora colocamos em prática, para auxiliar as indústrias paranaenses neste momento, com base em suas próprias demandas e entregando valor ao conhecimento. O formato de cursos livres que estamos propondo, inclusive, facilita a flexibilização do ensino in company”, completa Diego. A lista de cursos disponíveis pode ser consultado no site da área de educação a distância (EaD).

Para oferecer os cursos, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Sistema Fiep foi totalmente reformulado, seguindo um modelo corporativo e diferenciando-se da plataforma já existente, que atendia ao ensino tradicional  
Cursos divididos em três categorias
Os cursos são divididos em três categorias: básicos, profissionalizantes e premium. Entre as áreas contempladas, o destaque fica para o tripé principal composto por Inovação, Gestão e Finanças, mas também há cursos nas áreas de Automação, Metalmecânica e Tecnologia da Informação (TI), que são bastante procurados pelas empresas. “Como os conteúdos são escaláveis, servem para indústrias de todos os portes, que podem contratar os cursos de acordo com as suas próprias demandas e dividi-los em trilhas do conhecimento”, afirma o coordenador.
Os cursos básicos são mais rápidos, tendo carga horária entre 4 e 16 horas, em sua maioria. “São cursos introdutórios, para nivelar trabalhadores da indústria com habilidades e competências que seria interessante todos os funcionários das companhias terem”, comenta. O coordenador ainda afirma que, entre os cursos básicos, estão dois dos mais procurados pelas indústrias, um sobre trabalho em equipe e outro sobre habilidades do futuro para trabalhadores da indústria. “Esses são os únicos com carga horária um pouco maior, de 20 e 40 horas”, explica Diego.
Já os cursos profissionalizantes são um pouco mais longos, com no mínimo 30 horas, e também incluem demandas das indústrias paranaenses, como o de interpretação de desenhos técnicos.
Por sua vez, os cursos premium são aqueles que apresentam um material mais denso, com comunicação direto ao ponto e assuntos atuais. Todos têm duracão de 12 horas e alguns destaques são: comportamento organizacional, estratégia para indústria 4.0, business intelligence, experiência do consumidor 4.0, gestão de projetos e matemática financeira. “Vale ressaltar, ainda, que nosso portfólio de cursos e soluções é muito maior e outras opções podem ser ofertadas em um segundo momento”, esclarece.
Serviço
www.sistemafiep.org.br/educacaoadistancia/paraempresas
O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.