book_icon

Qualificação e processos podem garantir as implementações de ERP

De acordo com a última divulgação do Panorama do ERP no Brasil, mais de 30% dos entrevistados declararam estar insatisfeitos ou apenas parcialmente satisfeitos durante a implantação
Qualificação e processos podem garantir as implementações de ERP

Adotar um novo ERP pode trazer uma série de benefícios como maior controle sobre o crescente volume de informações, integrar departamentos, melhorar os processos e reduzir custos. Mas sua implementação demanda cuidado e a fase é a que concentra maior descontentamento. Segundo o último levantamento Panorama do ERP no Brasil, quase 33% dos entrevistados declararam estar insatisfeitos ou apenas parcialmente satisfeitos durante a implantação. Expectativas não realistas, a ausência de um programa de gerenciamento de projetos e, principalmente, a falta de entendimento dos próprios processos organizacionais que serão inseridos e geridos pelo sistema estão entre as principais causas.
Para eliminar de vez o trauma da implementação e ajudar as empresas a conquistar os benefícios reais de um novo ERP mais rapidamente, a Xplor Latam fechou uma parceria inédita com a Six Sigma Brasil que visa certificar seus profissionais na metodologia Lean Six Sigma, oferecer consultoria de processos pré e pós-implementação e treinar usuários do Sage X3. A iniciativa envolve também a adoção de um Modelo de Gestão de Projetos – PMO, que prevê a extração e o monitoramento de indicadores importantes para os projetos de implementação do ERP Sage X3, proporcionando assim uma visão integrada e estrutural.

A formatação do PMO para a condução de novos projetos da Xplor Latam envolveu a adequação das mais de 49 áreas de conhecimento que a metodologia envolve. A partir da criação de um framework de implementação, as etapas foram adaptadas para proporcionar uma visão efetiva dos projetos, contemplando parâmetros como tempo, custo e qualidade da entrega  

“Entendemos ao longo da nossa jornada, acompanhando de perto o dia a dia de nossos clientes, que um software de gestão só é capaz de suportar as operações de uma empresa se houver processos bem definidos. A chegada do sistema é também uma oportunidade de redesenhar e aperfeiçoar os processos produtivos e organizacionais. O objetivo da Xplor é justamente contribuir para que as empresas se mantenham saudáveis e cresçam de forma perene. Com a Six Sigma Brasil, somos mais do que parceiros tecnológicos, nos tornamos aliados na condução de seus negócios, assumindo um compromisso real com seus resultados”, diz José Luiz Moço, diretor executivo da Xplor Latam.
A formatação do PMO para a condução de novos projetos da Xplor Latam envolveu a adequação das mais de 49 áreas de conhecimento que a metodologia envolve. A partir da criação de um framework de implementação, as etapas foram adaptadas para proporcionar uma visão efetiva dos projetos, contemplando parâmetros como tempo, custo e qualidade da entrega. A partir de então, todos os consultores passaram a fazer os inputs de suas atividades, seguindo o workflow estabelecido e proporcionando maior controle dos KPIs. O modelo já foi testado e aprovado em alguns clientes pilotos, o próximo passo é adicionar automação.
Em processos, o objetivo é formar belts em diferentes categorias: White, Yellow e até Green Belt. A capacitação pode ser feita totalmente à distância, por meio de uma plataforma corporativa de EAD. A ideia é que os profissionais que utilizarão o ERP e que estarão envolvidos diretamente com sua implementação tenham uma visão mais analítica sobre suas áreas de negócio e estejam mais preparados para sugerir melhorias ou identificar falhas quando o projeto de implementação do X3 for colocado em prática.
“A parceria entre Xplor Latam e Six Sigma Brasil demonstra uma preocupação genuína da empresa com seus clientes e com o desenvolvimento do mercado de ERP como um todo. A etapa de implementação representa o ponto mais crítico dos projetos de ERP e determinante para que as empresas consigam obter os benefícios esperados com o sistema. Com a iniciativa, a Xplor Latam ganha força competitiva e aumenta ainda mais a confiança que depositamos na companhia para levar o X3 ao mercado brasileiro”, conclui Rui Nogueira, vice-presidente Sage Enterprise para Brasil e América Latina.
Serviço
www.leansixsigma.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.