book_icon

Como a pandemia mudou os negócios e as relações empresariais

Tem como a gente falar de negócios, neste momento, sem falar dos impactos da pandemia do Covid-19? Não sei pra vocês, mas para mim, é impossível!
Do dia para a noite, nossos negócios foram impactados profundamente. Alguns para melhor, outros, para pior. Isso, considerando apenas as receitas.
Lembro exatamente do dia que senti o primeiro impacto. Levantei pela manhã, chequei o fluxo financeiro da empresa, entrei em contato com amigos empresários, parceiros, fornecedores para entender como eles viam a situação.
Alguns tinham soluções que poderiam ajudar outros, dessa forma, fizemos a conexão entre eles, abrindo espaço para todos, de forma que as trocas de informações pudessem nos fortalecer.
Muito claramente, percebemos que o gerenciamento financeiro, ou a falta dele, era o que mais preocupava. Em seguida, vinha a perda de clientes, por conta do isolamento social e fechamento dos estabelecimentos. Alguns empresários precisavam aprender, muito rapidamente, a atuar neste universo online para manter a empresa viva. E, por último, havia sinais indicando uma revisão no portfólio de produtos/serviços. Afinal, a prioridade, era gerar receita para a empresa não fechar.
Naquele momento, a inserção das empresas nas plataformas virtuais, passou a ser tratada como prioridade e os empresários que sabiam como atuar nelas, passaram a ajudar os que não sabiam.
Vimos nascer vários movimentos para auxiliar os micro e pequenos empresários, como o Compre do Bairro, Ajude o Pequeno, ações do Magazine Luiza, Ebanx, Olist, Startse, SEBRAE entre outros tantos. Uma prova que, mais do que nunca, precisamos nos unir para nos fortalecer.
A causa, é comum: a sobrevivência das empresas e a manutenção dos empregos.
Hoje, inicio do mês de julho, retomei o contato com alguns dos empresários que falamos no incio da pandemia para saber como estavam. Alguns perceberam a importância de uma organização financeira e da Transformação Digital para o seu negócio. Outros ainda continuam resistentes, achando que o velho modo de gerir seus negócios, e de atender seus clientes, voltará ao que era antes da crise.
Um par de empresários, que estavam mais preparados digitalmente, viram suas empresas crescerem mais de 200%.
Até aqui, falamos de empresas. Mas, lembre-se, por trás delas, ou melhor dizendo, ao lado delas, existem pessoas. Elas também viram suas funções, ou modo de executar as atividades em que estão/estavam inseridas se transformarem.
Mas me diga ai, como você era antes disso tudo começar e como está agora? Qual o impacto disso tudo em você?
Por Ticiana Pereira, diretora da Burn
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.