book_icon

Linx anuncia parceria com a James Tip para oferecer IA para lojas de conveniência

Empresa comercializará solução da startup no varejo, com o objetivo de automatizar a administração de lojistas de todo o Brasil

A Linx, especialista em tecnologia para o varejo, acaba de anunciar uma parceria com a James Tip, startup focada em Inteligência Artificial para gestão de estoque. O objetivo da aliança é levar uma administração automatizada a lojistas, principalmente do segmento de lojas de conveniência, para que eles passem a gerir os negócios de forma mais inteligente e reduzam custos comuns neste mercado.
A solução da James Tip é embasada em uma plataforma ágil e dinâmica, compatível com os principais ERPs e BIs de mercado. A Inteligência Artificial oferece ao varejista um sistema preditivo com ações para melhorar a compra e a venda dos produtos com base no perfil dos clientes, permitindo que as lojas proporcionem uma experiência mais agradável ao consumidor final.

A Inteligência Artificial oferece ao varejista um sistema preditivo com ações para melhorar a compra e a venda dos produtos com base no perfil dos clientes, permitindo que as lojas proporcionem uma experiência mais agradável ao consumidor final  

De acordo com a James Tip, os varejistas sofrem, em média, de 7 a 15% por mês com produtos em rupturas e excessos em seus estoques. A solução da startup possui uma classificação própria, que divide os produtos em: Ostras, Cavalos, Estrelas, Imãs, Abacaxis e Bombas, entregando ações diárias aos varejistas, para cada um de seus SKUs, categorias e famílias de produtos, além de diferenciar as ações por loja, mesmo ela fazendo parte da mesma rede.
Em uma avaliação de 12 lojas de conveniência com sistemas Linx, realizado entre outubro e dezembro de 2019, a aplicação da solução da James Tip resultou em um ganho de R$ 333 mil no fluxo de caixa dos varejistas, R$ 5,8 mil a mais em faturamento, além da redução de R$ 134 mil no custo de estoques e R$ 188 mil em compras, sendo todos estes os valores das médias por mês.
“Esta parceria reforça os sistemas de nossos varejistas de lojas de conveniência, mas não se limita apenas a este segmento. A solução permite uma gestão de inventário eficiente, fator que impacta diretamente no fluxo de caixa e é uma das principais dores dos varejistas. Neste momento desafiador, o segmento precisa se preparar para otimizar ainda mais sua gestão de caixa e manter as vendas sólidas”, diz Samuel Carvalho, gerente do segmento de Postos e Conveniência na Linx.
De acordo com Guilherme Masseroni, CEO da James Tip, “a união de uma startup com uma empresa do tamanho da Linx significa uma relação com ganhos para os dois lados, mas principalmente para lojistas de todo o País. Além de ganharmos capilaridade a partir dessa aliança, contribuiremos para uma nova era na atuação da gigante de tecnologia, iniciando pelo segmento de conveniência”.
Da pista para a loja
A novidade é mais um passo no fortalecimento das soluções da Linx para as lojas de conveniência, mercado que vem passando por uma grande transformação com a chegada de novas marcas e a expansão dos pontos de venda fora do ambiente de postos de combustíveis. A empresa atua no segmento de tecnologias para postos de combustíveis e atende as principais distribuidoras, além da fatia conhecida como ‘bandeira branca’. A partir dessa experiência, a empresa viu uma oportunidade de alavancar os negócios no segmento de conveniência dentro e fora dos postos de combustíveis.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.