book_icon

Nvidia lança plataforma de IA para supercomputadores de data centers

A plataforma Cyber-AI da Nvidia Mellanox UFM detecta ameaças à segurança, prevê falhas de rede e orienta a manutenção preditiva
Nvidia lança plataforma de IA para supercomputadores de data centers

A Nvidia Enterprise apresenta a plataforma Nvidia Mellanox UFM Cyber-AI, que minimiza o downtime nos data centers InfiniBand, aproveitando as análises baseadas em IA para detectar ameaças de segurança e problemas operacionais, assim como prever falhas de rede.
Essa extensão do portfólio de produtos da plataforma UFM – que gerencia sistemas InfiniBand por quase uma década – aplica a IA para aprender os padrões de cadência operacional e workload de rede de um data center, dados de telemetria e carga de trabalho em tempo real e históricos. Com base nessa referência, ela rastreia a saúde do sistema e as modificações da rede e detecta degradações de desempenho, uso e alterações de perfil.

A plataforma UFM Cyber-AI complementa a plataforma UFM Enterprise, que fornece monitoramento de rede, gerenciamento e checagem de segurança nos cabos e otimização de desempenho  

A nova plataforma fornece alertas de comportamento anormal do sistema e de aplicações e possíveis falhas e ameaças do sistema, além de executar ações corretivas. Também tem como objetivo fornecer alertas de segurança em casos de tentativa de invasão do sistema para hospedar aplicações indesejadas, como mineração de criptomoeda. O resultado é um tempo de inatividade reduzido do data center – que normalmente custa mais de US$ 300 mil por hora, de acordo com uma pesquisa da ITIC.(1)
“A plataforma UFM Cyber-AI determina os sinais vitais exclusivos de um data center e os utiliza para identificar a degradação do desempenho, falhas de componentes e padrões de uso anormais”, explica Gilad Shainer, vice-presidente sênior de marketing para redes Mellanox da Nvidia. “Ele permite que os administradores de sistema detectem e respondam rapidamente a possíveis ameaças à segurança e resolvam falhas futuras, economizando custos e garantindo serviços consistentes aos clientes”.
“Os data centers foram um dos principais destaques no crescimento da Nvidia Enterprise no último trimestre. A plataforma Nvidia Mellanox UFM Cyber-AI irá melhorar ainda mais o desempenho e a segurança nos servidores, otimizando o tempo e o custo das empresas também”, conta Guilherme Fuhrken, Gerente de Vendas Nvidia Network Mellanox para América Latina.
Suporte ao ecossistema
As organizações que há muito tempo empregam a plataforma UFM em seus data centers manifestaram forte interesse na oferta mais recente.
Allan Williams, Diretor Associado (Serviços e Tecnologia) da National Computational Infrastructure (NCI Austrália), ressalta: “A NCI desempenha um papel central no cenário nacional de pesquisa. Nossa infraestrutura de supercomputação atende a 5.000 pesquisadores que a utilizam para atividades críticas nacionais e globais. A UFM nos permite gerenciar efetivamente nossos supercomputadores e otimizar o desempenho. Estamos ansiosos para utilizar os novos recursos do UFM Cyber-AI para aprimorar ainda mais nossa utilização de supercomputadores e melhorar nosso retorno do investimento”.
Douglas Johnson, diretor da associação do Ohio Supercomputer Center, diz: “Estamos usando a plataforma UFM há anos em nossos data centers InfiniBand. A UFM e a expertise da equipe de rede da Mellanox foram ingredientes fundamentais no gerenciamento de nossa rede e na estabilidade que alcançamos. Vemos grandes vantagens na plataforma UFM Cyber-AI.”
Estendendo a plataforma UFM
A plataforma UFM Cyber-AI complementa a plataforma UFM Enterprise, que fornece monitoramento de rede, gerenciamento e checagem de segurança nos cabos e otimização de desempenho.
A Nvidia Enterprise também acrescentou um terceiro membro da família UFM, a plataforma de Telemetria UFM. Essa ferramenta captura dados de telemetria da rede em tempo real, que são transmitidos para um banco de dados local ou baseado na nuvem para monitorar o desempenho e validação da configuração da rede.
Recursos de suporte:
• Saiba mais sobre a Linha de Produtos UFM Appliance
• Saiba mais sobre Nvidia Quantum HDR 200Gb/s InfiniBand Smart Switches
• Saiba mais sobre adaptadores Nvidia Mellanox ConnectX-6 HDR 200Gb/s InfiniBand
(1) ITIC 2020 Global Server Hardware, Server OS Reliability Survey — Março 2020 https://www.ibm.com/downloads/cas/DV0XZV6R
 
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.