book_icon

Startup cria aplicativo para entrevistas de emprego 100% digitais

Empresas dos mais diversos portes estão recorrendo à tecnologia para garantir um processo eficiente e seguro (em tempos de pandemia) de recrutamento e seleção de profissionais
Startup cria aplicativo para entrevistas de emprego 100% digitais

Uma das empresas do País no segmento de tubos e conexões hidráulicas, a Amanco Wavin, que faz parte do grupo mexicano Mechichem, é uma das que começam a utilizar ferramentas digitais com Inteligência Artificial. A multinacional contratou os serviços da Recrut.Ai, startup que está lançando aplicativo de entrevistas 100% digital.
“Trabalhamos com a startup há alguns meses e tivemos ótimos resultados no aspecto de agilidade, assertividade, diversidade e ótima adequação do fit comportamental dos recrutados”, diz a diretora de RH da Amanco, Ana Winckler.
As próximas contratações da empresa, que tem um quadro com 2,1 mil colaboradores, deverão ser feitas usando o app Entrevist.Ai. “Esse é o caminho mais seguro diante deste cenário em que vivemos”.

O papel aceita tudo. Nem sempre o que você lê num currículo é tão acurado. Recentemente, selecionamos três profissionais incríveis com idades acima dos 50 anos. No processo tradicional, em muitas empresas, o fator idade poderia eliminá-los já no começo  

De acordo com ela, o uso de ferramentas com Inteligência Artificial chega a agilizar o processo de seleção de 45 para dez dias, além de ser mais democrático e humano. Ela exemplifica: “O papel aceita tudo. Nem sempre o que você lê num currículo é tão acurado. Recentemente, selecionamos três profissionais incríveis com idades acima dos 50 anos. No processo tradicional, em muitas empresas, o fator idade poderia eliminá-los já no começo”.
Outro fator positivo, de acordo com ela, é que, por meio do aplicativo, mesmo os candidatos que não são aprovados no momento da seleção recebem um feedback integral, o que demonstra o respeito da empresa com todos eles.
Especializada em Inteligência Artificial e no match entre vagas e candidatos, a startup Recrut.Ai acelerou o lançamento de um app para que as empresas possam fazer entrevistas rápidas e assíncronas de forma prática e segura para os envolvidos, usando apenas internet, celular e a câmera frontal do aparelho.
No processo, o recrutador manda as perguntas por textos curtos e os candidatos respondem em vídeos de até cinco minutos, com três possibilidades de regravação. A ideia é manter o dinamismo e otimizar o tempo de quem vê e quem responde.
Utilizando algoritmos próprios de Inteligência Artificial, em menos de um ano, a startup saiu de zero para mais de 50 clientes e vêm crescendo a uma taxa de 25% ao mês, tendo casos de sucesso com gigantes como Unilever, Mondelez e a própria Amanco Wavin. Neste primeiro ano, a startup ajudou na contratação de quase mil profissionais para os mais variados cargos em empresas dos mais diversos portes.
Na nova ferramenta, o app Entrevist.Ai, as empresas interessadas precisam fazer uma assinatura. Os pacotes são definidos pela quantidade de entrevistas necessárias mensalmente por cliente. Para os candidatos não há qualquer tipo de custo. Eles recebem, por e-mail ou SMS, um código que abre apenas no aplicativo que estará disponível para Android e IOS em julho. Ao ler o QR Code, caso o usuário não tenha o app instalado, será direcionado para a página de download. Se já tiver com a instalação concluída, a entrevista é imediatamente aberta. Ainda é possível verificar se todas as respostas foram enviadas corretamente ou se houve falha no upload. Também é possível acessar as últimas entrevistas. Medidas que evitam falhas de comunicação.
“Esse é o processo seletivo do futuro e nós o aceleramos para que, mesmo durante a pandemia, as empresas, dos mais diversos portes, não precisem parar e que continuem contratando, porém fazendo o recrutamento com qualidade e mantendo a segurança dos funcionários e entrevistados”, explica Patrick Gouy, CEO da Recruta.Ai.
“Vale ressaltar ainda que a plataforma, por conta da Inteligência Artificial, garante ainda redução no grau de incertezas e incompatibilidades, o que aumenta consideravelmente o sucesso na seleção de novos funcionários”, diz Karol Branco, COO da Recruta.Ai “Além disso, usamos a tecnologia para deixar o processo mais humano e justo dando feedback para 100% dos candidatos”, completa.
De acordo com os fundadores da startup, o Entrevist.Ai é uma tecnologia que pode ser usada por qualquer empresa, de qualquer tamanho e para uma variedade enorme de vagas, indo desde cargos operacionais até os mais táticos e gerenciais.

Comentários

  1. Salviano Seixas

    Ótima reportagem!!! O app se adequa totalmente aos novos tempos. Parabéns aos envolvidos. Só retificaria um pequeno detalhe que tá lá nas primeiras linhas. Acho que a Amanco não é uma startup, mas uma das maiores empresas de tubos e conexões do mundo, uma multinacional, como é dito no texto. Só faria essa correção. O resto está perfeito. Abs

    1. Irene Barella

      Bom dia, Salviano. Obrigada pelo comentário e por se mostrar um leitor tão qualificado de Infor Channel.

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.